Copa do Mundo feminina: Patrocínio da Arábia Saudita enrola FIFA

A Copa do Mundo feminina começa no dia 20 julho deste ano, e termina em 20 de agosto. A competição de seleções será disputada na Austrália e também na Nova Zelândia. Todavia, segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald, a federação fechou um patrocínio polêmico, assim, Associações de futebol da Austrália e da Nova Zelândia pedem mais informações sobre esse caso.

Polêmica na Copa do Mundo Feminina

Antes mesmo do início da Copa do Mundo Feminina, a FIFA possui problemas em relação a um patrocínio que a federação fechou recentemente. O acordo foi realizado junto com a Visit Saudi, que é um órgão de turismo da Arábia Saudita.

Dessa forma, em fevereiro, as Associações de futebol da Austrália e da Nova Zelândia pediram mais informações sobre esse acordo, mas a FIFA ainda não entrou em contato com as sedes da Copa do Mundo Feminina para tratar do assunto.

Esse patrocínio junto com a Visit Saudi gerou reações negativas, inclusive com jogadoras insatisfeitas com o vinculo fechado com uma órgão da Arábia Saudita. O motivo, segundo os jornais da Europa, seria por conta do histórico negativo do país em relação aos direitos humanos. Após as polêmicas durante a produção da Copa do Mundo de 2022.

As Associações de futebol da Austrália e da Nova Zelândia também podem ser prejudicas por conta desse acordo. Com o patrocínio com um órgão de turismo, os países sedes da Copa do Mundo Feminina não conseguiriam divulgar os próprios serviços de viagem.

No próximo mês, haverá um novo congresso da FIFA, assim, esse assunto relacionado com a Visit Saudi será discutido entre Associações de futebol da Austrália e da Nova Zelândia junto com a Federação de Internacional de Futebol.

A FIFA possui uma boa relação com a nação árabe, principalmente após a realização da Copa do Mundo de futebol masculino. Com isso, a federação pretende resolver o problema rapidamente sem prejudicar a relação com o país. Em contrapartida, algumas jogadoras também tiveram reações negativas e criticaram a escolha do patrocínio.

A Seleção Brasileira está no grupo F, junto com França, Jamaica e Panamá. Dessa maneira, as jogadoras estreiam no dia 24 de julho, às 8h (horário de Brasília), no Hindmarsh. Na última edição, realizada em 2019, na França, o Brasil caiu nas oitavas de final, diante das anfitriãs. Pia Sundhage, treinadora da seleção, busca fazer uma campanha positiva e conquistar o troféu da competição.

Foto destaque: Divulgação / FIFA Women's World Cup

Caio Henrique Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano. Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.

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