Foi lançado nesta terça-feira pela FIFA o pôster da Copa do Mundo em homenagem ao goleiro Yashin - o maior jogador da história da antiga "União Soviética" e que disputou quatro mundiais: 1958, 1962, 1966 e 1970. Denominado de "Aranha Negra", Yashin foi agraciado com a Bola de Ouro em 1963 - premiação essa dada ao melhor jogador da Europa.

Desenhado pelo artista russo Igor Gurovich, o pôster traz o goleiro com sua tradicional boina preta pulando como se fizesse uma defesa. Em uma de suas mãos, uma bola de futebol que retrata o mapa da Rússia.

A entidade máxima do futebol através de um comunicado deu maiores detalhes sobre o desenho - a nota ainda explica que "os raios de luz que emanam da bola simbolizam a energia do torneio, e o círculo verde representa os gramados dos 12 estádios das 11 cidades-sedes".

"É muito importante para nós retratar a Rússia como o país-sede no pôster oficial. É por isso que escolhemos Yashin, um símbolo do futebol russo, como figura principal. Estou certo que o pôster se tornará um dos símbolos mais memoráveis da Copa do Mundo de 2018 e que os fãs e participantes irão aprová-lo", detalhou Vitaly Mutko, presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo.