Pelas eliminatórias sul-americanas, a Argentina era a seleção mais ameaçada, porém foi a que mais brilhou na noite. O espetáculo foi de seu ídolo maior - Lionel Messi, o dono do jogo. No início do jogo o Equador abriu o placar com Romario Ibarra. O cenário parecia devastador para os 'hermanos', mas o gol serviu para acordar a Messi, que em "três atos", garantiu a classificação da Argentina. Equador 1 x 3 Argentina. Com a vitória e a classificação garantida, a Argentina será uma das cabeças de chave no Mundial, juntamente com a Rússia, Brasil, Alemanha, Polônia, Portugal, Bélgica e França. 

Além dos Argentinos e Brasileiros, estão também garantidos de forma direta para o Mundial, a Colômbia o Uruguai. O resultado em 1-1 com a Colômbia deu ao Peru a última vaga - que terá de ser disputada através da repescagem contra a Nova Zelândia, vencedora da Oceania. O Uruguai venceu por 4-2 (marcando os seis gols). 

Nas eliminatórias europeias, Portugal derrotou a Suiça por 2 a 0 em confronto direto e com esse resultado assegurou a vaga para a Copa do Mundo de 2018. Outra seleção europeia que garantiu sua vaga direta para o Mundial nesta última terça feira foi a França, ao derrotar a Belarus pelo placar de 2 a 1, com gols de Griezmann e Giroud.

Ainda pelas eliminatórias europeias, oito seleções irão disputar a repescagem - Suécia, Suíça, Irlanda do Norte, Irlanda, Dinamarca, Itália, Grécia e Croácia. Destas oito seleções, quatro se classificam para a Copa do Mundo, da Rússia - os duelos serão definidos em um sorteio, que acontecerá no próximo dia 17, em Zurique, na Suíça.

Pelas eliminatórias da Concacaf ocorreu uma surpresa. Os Estados Unidos não conseguiram garantir vaga no Mundial, pois perderam para a lanterna Trinidad e Tobago. Com o resultado, o Panamá acabou conquistando a vaga ao vencer a Costa Rica. Honduras fica com a vaga na repescagem. 

Na África, com a Nigéria e o Egito já garantidos, as últimas três vagas que ainda restam para a Copa da Rússia, serão decididas somente na última rodada, a ser realizada no início de novembro.

Pelo continente asiático, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão se classificaram para a Copa do Mundo da Rússia, fechando as quatro vagas.