Semifinais da Copa abre a disputa pela Bola de Ouro e indicação do Melhor do Mundo pela FIFA

É bom salientar que desde 2014 existe um corpo técnico indicado previamente pela FIFA para decidir o destino da Bola de Ouro.

Por
Compartilhe

Inicia hoje – terça-feira, a disputa por um lugar na final da Copa do Mundo da Rússia, que será realizada no próximo domingo, dia 15 de julho, em Moscou, às 12h (horário de Brasília). Na disputa poderíamos dizer que teremos uma espécie de “Mini-Eurocopa”, com Bélgica x França – em São Petersburgo, às 15h (horário de Brasília) nesta terça-feira e Croácia x Inglaterra, amanhã, quarta-feira, em Moscou, às 15h (também no horário de Brasília).

Dentre essas quatro semifinalistas, duas já “campeãs” Mundiais tentam o Bi-Campeonato – França e Inglaterra, já, Bélgica e Croácia se vencerem a Copa do Mundo da Rússia, entrarão para o “rol” dos Campeões, que tem além das duas semifinalistas acima citadas, Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.

Mas enfim, além de conhecermos o grande vencedor do Mundial da Rússia, essa Copa do Mundo também servirá para “separar os homens dos meninos” no que tange a disputa pela “Bola de Ouro” – uma das premiações mais cobiçadas individualmente pelos jogadores de futebol.

Os cinco jogadores que poderão brigar pela Bola de Ouro.Os cinco jogadores que poderão brigar pela Bola de Ouro.

Com Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e Salah eliminados da competição precocemente, as chances de Harry Kane, Luka Modric, Eden Hazard, Kylian Mbappé e Antoine Griezmann crescem muito, uma vez que a FIFA neste ano mudou um pouco as “regras” de escolha, que levará em conta o desempenho dos jogadores até o dia 15 de julho, ou seja, a grande FINAL da Copa do Mundo – além dessa, a data da premiação, que será em setembro e não mais no final do ano, como era até então.

A meu ver, neste ano Neymar não estará entre os três melhores – visto seu longo período de recuperação de sua cirurgia no pé e também por sua fraca exibição na Copa do Mundo. Dos três que disputaram a premiação na última temporada, acredito que somente Cristiano Ronaldo estará entre os três melhores – isso se não for considerado o melhor, claro.

Entre os jogadores que começarão nesta terça-feira a disputar a semifinal da Copa do Mundo, todos eles têm grandes chances de estarem entre os três melhores do mundo – pelo menos em duas das três vagas, visto que não dá para tirar o que Cristiano Ronaldo fez durante toda a temporada passada – merecendo assim estar na disputa final.

Com muitas críticas em relação às escolhas – principalmente em anos de Copa do Mundo, levaram a FIFA neste ano, como já declaramos acima, a mudar as regras na escolha do melhor do mundo e também da “Bola de Ouro”.

Em 2002, Oliver Kahn – goleiro da seleção alemã foi quem faturou a premiação dada ao melhor da Copa, mesmo com a falha grotesca diante do Brasil na final. O troféu poderia ter sido dado muito bem a Rivaldo ou a Ronaldo – que foi o grande destaque com oito gols e grandes exibições; principalmente naquela final diante da Alemanha.

Outro exemplo foi a Copa de 1998, quando o próprio Ronaldo foi o beneficiado, mesmo decepcionando na final. A premiação teria ficado muito melhor nas mãos de Zidane, que foi o herói da conquista francesa.

O corpo de jurados esteve todo o tempo na Rússia observando os jogadores.O corpo de jurados esteve todo o tempo na Rússia observando os jogadores.

É bom salientar que desde 2014 existe um corpo técnico indicado previamente pela FIFA para decidir o destino da Bola de Ouro – premiação essa dada ao melhor jogador da Copa do Mundo – o que não podemos confundir com a premiação dada ao melhor jogador do mundo; claro que também será levado em conta o que fez durante o Mundial da Rússia. Assim sendo, o jogador que levar a “Bola de Ouro”, terá grandes chances de estar na disputa pelo título de “Melhor do Mundo”.

Comentários