Faltando pouco menos de uma hora para a cerimônia de abertura do Mundial - marcado para as 11h30, a Copa do Mundo da Rússia vai preceder a primeira partida entre a dona da casa - Rússia e a Arábia Saudita, marcada para as 12 horas - horário de Brasília, nesta quinta-feira, no estádio Luzhniki, em Moscou. Antes da ponta-pé inicial, Iker Casillas juntamente com a modelo russa Natalia Vodianova, entrarão em campo carregando o troféu do torneio, dando início a disputado do mesmo.

A abertura do Mundial terá segundo os organizadores, um formato diferente das demais aberturas da Copa do Mundo - voltado a apresentações musicais. A ideia é a de manter a celebração do futebol e do país-sede. A apresentação terá a presença da soprano Ainda Garifullina - considerada uma das vozes jovens mais elogiadas da Rússia; além dela, também terá a presença ilustre de Robbie Williams e Ronaldo - Fenômeno.

Os organizadores da abertura do Mundial prometem inovar, com uma apresentação rápida e cheia de tecnologia - algo jamais visto na história do torneio. A competição que chega pela primeira vez na Rússia ficará marcada por ultrapassar uma barreira histórica ao ser realizado na parte oriental da Europa; continente que mais recebeu Mundiais ao longo da história e abrigará a competição pela 11ª vez.

A Copa da Rússia também será a primeira a usar a tecnologia a seu favor, com o uso do VAR - Assistente de Árbitro de Vídeo, onde os árbitros terão a opção de rever lances de gols, pênaltis, marcação de cartões vermelhos e erros de identificação e assim mudar suas decisões iniciais. Isso tudo auxiliado por uma equipe que ficará em uma cabine fechada e repleta de telas com os replays das câmeras no estádio.

O árbitro de campo continuará sendo a autoridade máxima da partida, mas contará com auxílio direto do árbitro de vídeo, através de um ponto eletrônico. Mas caberá a ele a decisão final - se aceita a orientação vinda de fora do gramado ou se pede o auxílio do vídeo - localizado a beira do campo.

A Copa do Mundo da Rússia promete dentro de campo também, uma vez que teremos a presença de craques como Cristiano Ronaldo - Portugal, Messi - Argentina, Neymar - Brasil, Salah - Egíto, Mbappé e Antoine Griezmann - França, Hazard - Bélgica e muitos outros que prometem balançar as redes nesse Mundial e fazer a alegria dos torcedores mundo a fora.

Como pode ser visto, a partir de hoje o Mundo se volta para a Rússia, onde mais uma vez a "bola" promete unir os povos em um único objetivo - o da alegria, diversão e esporte. Que comecem os jogos!