Copa do Mundo 2018 e os fusos horários - que horas passa o Brasil?

Estamos nos aproximando da abertura da Copa do Mundo da Rússia, e todo mundo quer acompanhar o máximo de jogos que for possível. Então vamos ver como funciona o fuso horário local e a que horas passarão os jogos do Brasil.

Por
Compartilhe

Estamos nos encaminhando para o final do mês de março; atualmente, falta pouco menos de três meses para o primeiro jogo da Copa do Mundo da Rússia, mais precisamente 86 dias ou 12 semanas e dois dias. Até lá, vamos falar sobre muitos aspectos que envolvem o segundo maior evento esportivo do planeta - atrás apenas das Olimpíadas. Mas a Rússia fica longe do Brasil e também vive em fusos horários diferentes do que estamos habituados. Então, que tal conferir quantas horas de diferença temos para os russos e como isso afetará o público brasileiro para assistir aos jogos? 

Leia também:

Jogos durante o dia

De uma questão podemos ficar tranquilos, não haverá jogos na madrugada, como quando a Copa foi disputada na Coreia do Sul, por exemplo. Das 12 sedes da Copa do Mundo 2018, duas na mesma cidade (Moscou), haverá quatro fusos horários diferentes. Em oito cidades sede, o fuso horário é de seis horas para o fuso de Brasília (Moscou, Kazan, Nizhny Novgorod, Rostov-do-Don, São Petersburgo, Saransk, Sóchi e Volgograd). Já em Kalingrado a diferença de cinco horas; em Samara é de sete horas e em Ekaterinburg o fuso chega a oito horas. 

A seleção Brasileira jogará em três cidades diferentes durante a fase de grupos da Copa, pelo Grupo E. No dia 17 de junho, a estreia brasileira será em Rostov-do-Don, diante da Suíça. Depois, no dia 22 de junho, o Brasil joga contra Costa Rica em São Petersburgo, no estádio Krestovsky (do Zenit); o terceiro e último jogo da primeira fase será na Arena Otkrytie (estádio do Spartak Moscou), em Moscou. 

Cidades por onde o Brasil passará na primeira fase da CopaCidades por onde o Brasil passará na primeira fase da Copa

Portanto, o Brasil jogará em dois fusos diferentes, mas que não refletirão uma mudança tão significativa nos jogos. Na estreia o Brasil joga às 15h no horário de Brasília; na segunda rodada às 9h e encerra a fase de grupos jogando novamente às 15h. Vale ressaltar que durante a Copa o jogo mais cedo será às 7h da manhã e a partida mais tarde será às 17h (sempre no horário de Brasília).

Brasil vem forte para o hexa?Brasil vem forte para o hexa?

Mais sobre os estádios

Otkrytie Arena

Dos estádios por onde o Brasil passará na fase de Grupos da Copa, os mais conhecido é o Otkrytie Arena, onde joga o Spartak Moscou. Por lá jogam os brasileiros Fernando e Pedro Rocha (ambos ex-Grêmio) e Luiz Adriano (ex-Inter). O estádio tem capacidade para 44.929 pessoas e foi inaugurado em 2014.

Estádio do Spartak MoscouEstádio do Spartak Moscou

Durante a Copa, o estádio receberá cinco jogos, quatro deles na fase de grupos e um das oitavas-de-final. Os jogos são: Argentina x Islândia; Polônia x Senegal; Bélgica x Tunísia e Sérvia x Brasil. Nas oitavas o confronto será disputado entre o primeiro colocado do Grupo H e o segundo colocado do Grupo G (no Grupo H um dos postulantes é a seleção da Colômbia, já no grupo G um dos fortes candidatos é a seleção da Bélgica).

Arena Rostov

Estádio cosntruído exclusivamente para a Copa do Mundo de 2018, após a Copa, será a casa do FC Rostov, da primeira divisão rússa. Na copa, o estádio vai sediar cinco partidas (quatro da fase de grupos e um jogo das oitavas de final). Jogam Brasil x Suíça; Uruguai x Arábia Saudita; Coreia do Sul x México; Islândia x Croácia. Nas oitavas se enfrentarão o primeiro colocado do Grupo G e o segundo do Grupo H. 

Rostov ArenaRostov Arena

Estádio Krestovsky

Já em São Petersburgo, o estádio Krestovsky é a casa do Zenit, onde jogam os brasileiros Giuliano e Hernani. O estádio tem capacidade para acomodar 69 mil pessoas. Este estádio já recebeu quatro partidas da Copa das Confederações de 2017 - incluíndo a final entre Chile e Alemanha. Na Copa o estário vai sediar sete partidas (quatro da fase de grupos, oitavas, quartas e a decisão pelo terceiro lugar). Entre os jogos estão Marrocos x Irã; Rússia x Egito; Brasil x Costa Rica e Nigéria x Argentina. Nas oitavas o estádio recebe o primeiro colocado do Grupo F e o segundo do Grupo E (vou apostar aqui na Suíça pelo grupo E e Alemanha pelo Grupo F). 

Estádio do ZenitEstádio do Zenit

Quer ver mais conteúdo sobre a Copa do Mundo na Rússia aqui no Minha Torcida? Deixe um comentário.

Comentários