Competição mais democrática e lucrativa do futebol brasileiro, a Copa do Brasil já chega na sua fase de oitavas de final. Depois de muitos jogos e muita emoção, já estão definidos quem são os 16 melhores times do país, que conheceram seus adversários nesta fase através de sorteio, na sede da CBF, nesta quinta-feira. O sorteio começou às 11h30.

O sorteio realizado na sede da CBF agora a pouco definiu os seguintes confrontos:

* Decidem jogando em casa a segunda partida

Além dos 5 times que se classificaram através das eliminatórias desde a primeira fase (Ceará, Juventude, Botafogo, América-MG e Atlético-GO), entram nesta fase todos os times que estavam ou estão disputando a Copa Libertadores da América (Grêmio, Internacional, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Athletico), e o campeão da série B do Brasileirão de 2019 (RB Bragantino). Juntam- se a eles também o Campeão da Copa do Noredeste (Fortaleza), e o campeão da Copa Verde (Cuiabá).

Como funciona o sorteio das oitavas da Copa do Brasil 2020

Diferente das edições anteriores, nessa edição não haverá potes separados. Isso porque, anteriormente, os times que estavam envolvidos na Libertadores ficavam em um pote, com os times restantes em outro.

Na edição deste ano, o sorteio será exclusivamente pelos confrontos, e com isso, todos os times podem se enfrentar, já que estarão em um único pote. Para definir os mandos de campo, será realizado um novo sorteio logo após a definição dos duelos.

O sorteio dos duelos e dos mandos de campo foi transmitido diretamente pela CBF, através da CBF TV e do Facebook da CBF, ao vivo. O evento teve início às 11h30 (Horário de Brasília). Veja abaixo:

Quem está no sorteio

  • Times classificados até aqui nas fases anteriores, desde o início do torneio - América-MG, Atlético-GO, Botafogo, Ceará e Juventude;
  • Times que jogam a Libertadores - Athletico/PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo;
  • Campeão da Série B 2019 - Red Bull Bragantino
  • Campeão da Copa do Nordeste - Fortaleza
  • Campeão da Copa Verde - Cuiabá

O Cruzeiro, atualmente disputando a Série B e eliminado nesta edição pelo CRB, é o maior campeão do torneio com 6 títulos. Em seguida aparece o Grêmio com 5 taças, e Flamengo, Corinthians e Palmeiras com 3.