A Copa do Brasil atualmente é o grande sonho de consumo dos principais times brasileiros, não só pelo fator desportivo mas também pelo fator financeiro, tendo em vista que é a competição nacional que tem maior premiação, de cerca de R$65 milhões ao campeão. Entretanto, em meio aos grandes clubes do futebol do Brasil, algumas equipes de menor expressão conseguem ter grande desempenho, e até mesmo se sagrar campeão, em alguns casos.

Foi justamente pensando nisso que, iremos elencar neste artigo, as 5 maiores surpresas da história da Copa do Brasil, de 5 times que surpreenderam o futebol brasileiro e ficaram na história. Confira:

As 5 maiores surpresas da história da Copa do Brasil

5º-Palmeiras (campeão no ano de 2012):

O Palmeiras é um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos da história do futebol brasileiro, mas precisamente no ano de 2012, surpreendeu ao se tornar campeão. Para chegar na grande final, o Verdão teve de se superar, principalmente após eliminar o Grêmio na semifinal. Na decisão, enfrentou o Coritiba, e na primeira partida, em casa, o Palmeiras venceu pelo placar de 3x1. No segundo jogo, empatou em 1x1, e se sagrou campeão. No mesmo ano, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

(Foto: Rivaldo Gomes/ Folhapress)
(Foto: Rivaldo Gomes/ Folhapress)

4º- Sport (campeão no ano de 2008):

O time pernambucano teve um caminho difícil até se sagrar campeão da Copa do Brasil de 2008. Nas fases anteriores, precisou eliminar times tradicionais do futebol brasileiro, como Internacional e Vasco da Gama. Na grande decisão, enfrentou o Corinthians, que era franco favorito. Na primeira partida da final, o time paulista venceu pelo placar de 2x0, mas no jogo derradeiro, na Ilha do Retiro, o Leão venceu pelo placar de 2x0, e graças ao critério do gol qualificado (existente na época), se sagrou campeão.

(Foto:ARNALDO CARVALHO / JC IMAGEM / AE)
(Foto:ARNALDO CARVALHO / JC IMAGEM / AE)

3º- Juventude (campeão no ano de 1999):

Uma das maiores glórias da história do futebol gaúcho, pertence ao Juventude. O time, que na época figurava na elite do Campeonato Brasileiro, teve um caminho extremamente difícil até se sagrar campeão. Grandes equipes do futebol brasileiro foram eliminados pelo time gaúcho, como Corinthians, Internacional e Bahia. Na grande decisão, enfrentou o Botafogo, e após vencer por 2x1 o jogo de ida, atuando em casa, o empate por 0x0 foi suficiente para o time de Caxias do Sul vencer a competição.

(Foto: Divulgação/Arquivo)
(Foto: Divulgação/Arquivo)

2º- Paulista (campeão no ano de 2005):

A 2ª maior surpresa da história da Copa do Brasil é o Paulista, time que venceu a competição no ano de 2005. Para isso, eliminou poderosos adversários, como Internacional e Botafogo. Na grande decisão, enfrentou o Fluminense, e após vencer a primeira partida, em casa, pelo placar de 2x0, empatou sem gols atuando no Rio de Janeiro, e com isso, foi campeão da Copa do Brasil.

(Foto: Site oficial do Paulista)
(Foto: Site oficial do Paulista)

1º- Santo André (campeão no ano de 2004):

A maior surpresa da história da Copa do Brasil atende pelo nome de Santo André. No ano de 2004, o pequeno time paulista surpreendeu o Brasil, e se sagrou campeão da competição. Até o caminho, teve que eliminar equipes de menor expressão, mas também teve que passar sobre times poderosos, como o Palmeiras. Na grande final, enfrentou o Flamengo, e após empatar em 2x2 atuando em casa, e no jogo de volta, diante de um Maracanã absolutamente lotado, venceu a partida pelo placar de 2x0 e venceu o título.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)