Nesta quarta-feira (30), São Paulo e Grêmio se enfrentarão para definir o time que passará de fase e que encontrará o vencedor do duelo entre América-MG e Palmeiras na grande final da Copa do Brasil 2020.

O jogo terá transmissão da Globo para todo o Brasil (menos regiões de Belo Horizonte, Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros), do canal SporTV e do Premiere.

A partida decisiva acontece nesta quarta, às 21h30, no Morumbi, em São Paulo. No primeiro confronto entre as equipes, na Arena, com gol de Diego Souza, o Grêmio venceu por 1x0 e abriu vantagem na eliminatória.

Para se classificar à final da Copa do Brasil, o Tricolor Gaúcho precisa apenas de um empate por qualquer placar. Vitória do São Paulo por um gol de diferença leva o duelo para às penalidades. Caso o Tricolor Paulista vença por dois ou mais gols de vantagem, se classificará para a final da competição.

Grêmio busca o hexa; São Paulo tenta o título inédito

Enquanto o Grêmio busca o hexacampeonato da Copa do Brasil - conquistou o título em 1989, 94, 97, 2001 e 2016 - o São Paulo tenta a conquista inédita da competição.

Retrospecto é favorável ao Grêmio

Se depender do retrospecto recente entre Grêmio e São Paulo, os torcedores gremistas podem ficar tranquilos e confiantes na classificação do time.

O Imortal possui uma longa sequência de invencibilidade contra o Tricolor Paulista. A última vitória do São Paulo perante ao Grêmio foi há 5 anos atrás, no dia 13 de setembro de 2015. Na ocasião, com gols de Alexandre Pato e Rogério, o São Paulo venceu por 2x1, na Arena, em Porto Alegre.

Desde então, os times já se enfrentaram em dez oportunidades, com cinco vitórias do Grêmio e outros cinco empates. No período, o Imortal marcou 11 vezes e sofreu 4 gols.

Em histórico geral, São Paulo leva vantagem

Se o Grêmio possui sequência de dez jogos de invencibilidade contra o São Paulo, em histórico geral, a equipe paulista leva vantagem. No total, os times já se enfrentaram em 99 partidas ao longo da história, com 37 vitórias do São Paulo, 33 triunfos do Grêmio e outros 29 empates.