Nesta terça-feira a bola definitivamente volta a rolar pelos gramados deste Brasil - a 31ª edição da Copa do Brasil está chegando e com o jogo de abertura, o Fluminense vai até Teresina, no Piauí, para encarar o River; lembrando sempre que os times visitantes têm a vantagem do empate nesta primeira fase da competição.

Ao todo serão 91 clubes participando desta que é a segunda mais importante competição do "certame" nacional, perdendo somente para o Campeonato Brasileiro - perdendo tão somente na "importância", pois a Copa do Brasil paga igual, ou melhor, aos times que chegam à grande final, se comparado a premiação do Brasileirão.

Destes 91 clubes, 80 iniciam nesta primeira fase e oito destes entram somente na fase "oitavas de finais" - são os clubes que estão participando da Taça Libertadores - além destes oito, os Campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e da Série B - do último ano, também possuem esse direito.

Na primeira fase, os 80 clubes jogam em partida única, o clube melhor ranqueado pela CBF joga como visitante e esses como já informamos no início da matéria, possuem a vantagem do empate.

Na segunda fase, os 40 times que passaram para a mesma, continuam jogando em partida única e os confrontos são conhecidos através do primeiro sorteio realizado pela CBF; nesta fase, o empate leva a decisão para os pênaltis.

Na terceira fase, com apenas 20 times, inicia aquela fórmula conhecida da Copa do Brasil, com jogos de ida e volta. Nesta fase a CBF realiza um novo sorteio para os times conhecerem seus adversários e também o mando de campo.

Na quarta fase, sobrando 10 equipes, a fórmula segue com jogos de ida e volta e um novo sorteio pela CBF é realizado.

Oitavas de finais; aqui é que o "bicho" começa a pegar de verdade - dos 80 clubes, apenas cinco restaram e a esses se junta os onze que se classificaram de forma direta - um novo sorteio para conhecermos os confrontos e os mandos de campo é realizado pela CBF.

Quartas - semifinais e finais: da mesma forma que as oitavas, seguindo com jogos de ida e volta, sem sorteio, pois o mesmo já foi definido nas oitavas; assim os clubes já sabem quem irão pegar nas últimas fases da competição, até chegar à grande decisão no dia 11 de setembro - data prevista para a grande "Final" da Copa do Brasil-2019.

Vale lembrar que nas fases de ida e volta não existe mais o critério dos gols marcados fora de casa, ou seja, qualquer empate nos placares agregados levará a decisão para os pênaltis.

Confira abaixo os primeiros confrontos:

Copa do BrasilFinal
11/09 - 21:30 - Arena da Baixada
CAP 1 x 0 INT
18/09 - 21:30 - Beira-Rio
INT 1 x 2 CAP
Ver tabela completa