ATENÇÃO! A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou nesta quinta-feira uma importante alteração no regulamento da Libertadores 2020. De acordo com as informações divulgadas pela entidade, os clubes participantes do torneio nesta temporada que finalizará somente em 2021, poderão inscrever 40 jogadores em seus elencos e não mais 30, como era permitido até antes da paralisação por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Essa determinação também é válida para a Copa Sul-Americana. A medida foi tomada durante uma reunião do Conselho da Conmebol através de videoconferência, onde o órgão optou por ampliar o número de jogadores inscritos por cada clube participante das competições por ela organizadas e com isso, esses poderão manter o nível de competitividade em meio à situação em que o mundo atualmente atravessa.

Conmebol - entidade máxima do futebol na América do Sul - imagem: arquivo/site oficial da Conmebol
Conmebol - entidade máxima do futebol na América do Sul - imagem: arquivo/site oficial da Conmebol

Nesta reunião, a Conmebol também realizou ajustes em seus protocolos de prevenção para que a segurança de profissionais envolvidos possam se resguardar - assim também como jogadores e comissões técnicas. A entidade em questão criou uma equipe de trabalho que será responsável pelos clubes, associações e autoridades de saúde nacionais com o intuito de coordenar a volta dos torneios agora entre os meses de setembro e outubro próximos.

Quem também sofreu algumas alterações foi o calendário da Copa América de 2021, que será disputada na Argentina e Colômbia. Tal competição iniciará no dia 11 de junho - em Buenos Aires e sua final será realizada em Barranquilla, no dia 10 de julho.