Com o futebol na América do Sul voltando aos poucos - caso do Brasil que já marcou a data de início do Campeonato Brasileiro para o começo de agosto, uma fonte que não teve sua identidade revelada informou que a Conmebol vê o calendário 2020 "apertado" e já admite invadir 2021 para a conclusão de seus torneios.

Se a Libertadores, por exemplo, não modificar o seu formato de disputa do mata-mata (a exemplo da Champions League), a mesma terá ainda pela frente 11 datas, sendo quatro para a conclusão da fase de grupos e mais sete do mata-mata. Se a entidade máxima do futebol na América adotar a mesma forma de disputa da principal competição da Europa, aí restariam 8 datas - 3 a menos.

Libertadores e Copa Sul-Americana - competições organizadas pela Conmebol
Libertadores e Copa Sul-Americana - competições organizadas pela Conmebol

No dia de hoje, ou seja, nesta sexta-feira, a Conmebol tem marcada uma reunião entre seus conselheiros, onde questões como o formato de disputa e datas para a realização devem ser colocadas em pauta e oficializadas pela entidade máxima do futebol na América do Sul.

Vale aqui ressaltar que um retorno tanto da Libertadores da América, como da Copa Sul-Americana ainda não tem data para o mesmo. Nos últimos dias chegou a ser cogitada a possibilidade da Libertadores ser concluída com sede única, no Uruguai, mas até o momento a Conmebol não oficializou nenhuma informação a respeito, o que deixa em aberto essas questões, que poderão ser respondidas nos próximos dias; aguardemos!