Sem ainda estipular prazos para a volta de suas competições, a Conmebol ao mínimo estuda a possibilidade de mudar o formato de uma delas - aqui falamos da Copa Sul-Americana, que poderá passar a ser disputada em fase de grupos - modelo semelhante ao da Libertadores.

Porém, essa mudança não deverá ser para essa temporada e muito menos para a temporada 2021. A ideia que está em seu estágio embrionário, foi interrompida com a paralisação das atividades por conta do novo Coronavírus e antes de qualquer coisa, necessita da aprovação do conselho da entidade máxima do futebol na América.

Com a Libertadores e a Copa Sul-Americana invadindo o calendário de 2021, dificilmente essa nova fórmula para a competição será implementada na próxima edição do torneio, visto o calendário que será ainda mais apertado.

Um das grandes razões para essa alteração no formato da competição em destaque é o lado financeiro. No atual formato, os clubes tradicionais correm o risco da eliminação após a disputa de apenas duas partidas. Já com a fase de grupos, esse risco seria menor, visto o maior número de partidas e com isso a Conmebol e os clubes participantes poderiam faturar mais com os direitos de transmissão.

Copa Sul-Americana - Imagem: Conmebol.
Copa Sul-Americana - Imagem: Conmebol.

Atualmente a Copa Sul-Americana é disputada apenas em "mata-mata" e a queda de grandes clubes na edição 2020 foi o grande motivador para essa discussão. Clubes como o Atlético-MG e Fluminense foram eliminados logo em sua primeira fase, visto que os times brasileiros são responsáveis por grande parte da audiência das competições organizadas pela Conmebol e com isso rendem um ganho maior à entidade e aos próprios times.

Competição similar na Europa - a Europa League, também era disputada somente em mata-mata, mas adotou a fase de grupos a partir da temporada 2004/2005, quando ainda era denominada de Copa da UEFA.

A Copa Sul-Americana conta atualmente com 44 clubes participantes, somados a esses, mais 10 clubes eliminados dos Libertadores a partir da segunda fase deste torneio. Em seu formato atual, a Sul-Americana conta com seis fases e 11 datas - sendo que a final é única.

Em 2020, a Copa Sul-Americana teve até aqui apenas a primeira fase concluída. A segunda seria entre os dias 20 e 27 de maio e de acordo com a própria Conmebol, existem o projeto de retorno de suas competições para o mês de setembro. Neste torneio em específico, Vasco e Bahia seguem como os representantes brasileiros.