Últimas informações da Conmebol. Após se ver obrigada a remarcar a estreia das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2020 - que estava inicialmente marcada para ocorrer em março, mas devido à pandemia do Coronavírus obrigou a FIFA e a Conmebol empurrarem as duas primeiras rodadas para o mês de setembro, agora, nem mesmo essa data está mais confirmada.

Sem pelo menos por hora cogitar em mudar a forma do torneio, a entidade sul-americana busca em conjunto com a FIFA o mantimento de disputa por pontos corridos, com partidas de ida e volta entre os 10 países da América do Sul, no entanto, esse formato de competição exige pelo menos 18 datas "FIFA".

Sem datas disponíveis por causa do Coronavírus, que cancelou as janelas entre março a setembro, não existe mais espaço no calendário atual e se a Conmebol mantiver o cronograma inicial, verá a Eliminatórias encerrar em meados de 2022, após o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo do Catar.

No entanto, em conjunto com a entidade máxima do futebol mundial, a Conmebol busca soluções e duas podem estar pintando no horizonte da federação sul-americana.

Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol.
Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol está em busca de datas para as Eliminatórias 2022

Primeira: aumentar as datas-FIFA para além dos nove dias atuais (duas por roda = 18) e com isso poder realizar três ou mais jogos, em vez de apenas dois em cada período;

Segunda: criar novas datas-FIFA nas épocas do ano em que as seleções não se reúnem como os meses de dezembro, janeiro e agosto, por exemplo.

De acordo com informações do site "globoesporte.com", a FIFA apresentou a ideia da Conmebol aumentar as janelas para dez dias e com isso realizar até três jogos em cada período - algo até agora não aceito pela entidade sul-americana. A mesma alega que as viagens dentro do continente são mais longas e com isso aumenta a dificuldade da logística - menor número de vôos diretos.

Sem essa possibilidade, uma mudança no calendário das Eliminatórias poder trazer consequências para a Copa do Mundo do Catar - não propriamente para a disputa do Mundial, mas sim para o sorteio que definirão os grupos. Inicialmente previsto para ocorrer em abril de 2022, se todos os calendários forem empurrados para frente, o sorteio corre sério risco de acontecer mais próximo da competição, em setembro ou outubro, por exemplo, uma vez que a Copa do Mundo do Catar está prevista para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro de 2022.