Atingindo com força os países da América do Sul em março, a pandemia do Coronavírus obrigou a suspensão da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana (ainda no início da fase de grupos) por parte da Conmebol e ainda em uma luta diária contra a "COVID-19" - em estágio quase inicial, vê uma corrente pessimista quanto à conclusão do calendário do futebol em 2020.

Por outro lado, o presidente da entidade máxima do futebol na América do Sul - Alejandro Domínguez está otimista com a conclusão da mesma.

Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.
Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.

Em entrevista a agência de notícias "Reuters", o mandatário da Conmebol indicou que disputar alguns jogos sem a presença dos torcedores poderá ser uma solução a ser tomada pela confederação, para assim permitir o retorno do futebol quando possível.

"Acredito que as coisas voltarão ao normal, mas isso levará algum tempo ainda. E é claro que quero ver estádios cheios. Mas se a forma de ter o futebol de volta é jogar sem torcedores, então é assim que iremos jogador", declarou ele.

Hoje o que é visto como grande empecilho para a volta do futebol no continente é as diferentes situações em cada país com relação à pandemia da "COVID-19"; enquanto em alguns países já é vislumbrada a volta do futebol, outros podem permanecer por um longo período em estado de "quarentena".

"A Libertadores pode recomeçar quando os campeonatos locais retornarem, embora a capacidade de transporte também seja importante, tendo em vista que a maioria dos países fecharam suas fronteiras", completou Domínguez.

Libertadores e Sul-Americana - duas competições organizadas pela Conmebol.
Libertadores e Sul-Americana - duas competições organizadas pela Conmebol.

Depois de ter inicialmente suspendido as suas competições até 12 de março, a Conmebol esticou esse prazo para até 5 de maio, no entanto, esse prazo poderá ser maior. Vale aqui ressaltar que até a paralisação da Libertadores, o torneio tinha duas de suas seis rodadas da fase de grupos disputadas.