Conmebol apresenta seus critérios para a classificação do Mundial de Clubes 2021; veja aqui

Um das opções será a retomada da Supercopa dos Campeões da Libertadores - torneio esse disputado nos anos 90.

Por Minha Torcida
Compartilhe

Logo depois do anúncio dos palcos das decisões da Libertadores e Copa Sul-Americana em 2020, a Conmebol em nome de seu presidente - Alejandro Domínguez concedeu uma entrevista coletiva, onde comentou sobre o novo "Mundial de Clubes" anunciado pela FIFA, a partir de 2021.

Segundo o dirigente da Conmebol, a entidade máxima sul-americana de futebol tem a sua ideia para os critérios de classificação ao Mundial em seu novo formato, com 24 clubes participantes.

Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.

Com a Conmebol tendo seis vagas, a entidade estuda trazer de volta um torneio disputado na década de 90 - a Supercopa dos Campeões da Libertadores, com a participação de todos os clubes que já conquistaram o torneio desde o seu início.

Além desta disputa, os clubes campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2019 e 2020 assegurariam vaga direta ao Mundial de Clubes de 2021.

Assim, vejam abaixo como poderá ficar a classificatória sul-americana para o grande torneio organizado pela FIFA em seu novo molde:

Campeão da Libertadores 2019: ainda em jogo, com Boca Juniors, Flamengo, Grêmio e River Plate disputando as semifinais;

Campeão da Libertadores 2020: início na próxima temporada;

Campeão da Copa Sul-Americana 2019: também em aberto, com Colón e Independiente Del Valle na disputa;

Campeão da Copa Sul-Americana 2020: somente na próxima temporada;

Supercopa: duas vagas para o Mundial de Clubes, com o torneio sendo disputado na próxima temporada.

Critérios para classificação.Critérios para classificação.

A Supercopa deverá ser disputada entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021, com formato e sede ainda a serem definidos. Neste torneio participarão todos os 25 clubes campeões da Libertadores, com exceção daquele que já tiver garantido vaga por alguma competição anterior.

Vale salientar que a CBF se colocou contra a retomada da Supercopa, alegando falta de datas.

É bom também esclarecer que em caso de houver um campeão repetido nos torneios continentais dos próximos dois anos, uma terceira vaga pela Supercopa seria aberta. Tal ideia da criação ou reativação do torneio citado necessitará da aprovação do Conselho da Conmebol, formado por 10 presidentes das confederações sul-americanas, que se reunirão no dia 8 de novembro, na sede da entidade máxima do futebol sul-americana, no Paraguai.

O Mundial de Clubes de 2021 será realizado entre os meses de junho a julho, com sede ainda a ser definida - a China aparece como grande favorita.

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal