Saiu o resultado do "Tribunal de Disciplina da Conmebol" - o mesmo anunciou nesta última terça-feira que os 21 clubes com inscrições irregulares nas competições realizadas pela entidade sul-americana receberão uma multa de US$ 15 mil - entre eles estão: o São Paulo, Atlético-MG, Bahia, Fluminense, Chapecoense, Corinthians, Santos e Botafogo.
A Conmebol declarou que aceitou as inscrições fora do prazo devido a uma falha de procedimento por parte das "associações nacionais de futebol", assim sendo, a chance desses clubes serem excluídos da competição por alguma pena, é "zero".
Veja abaixo os três passos necessários para a inscrição de jogadores nas competições realizadas pela Conmebol:
Passo 1:
Os clubes precisam inserir a lista de jogadores e comissão técnica no "COMET", nome do sistema usado pela Conmebol;
Passo 2:
As associações nacionais - como, por exemplo, a CBF, devem entrar nesse mesmo sistema e validar as listas informadas pelos clubes;
Passo 3:
As listas devem ser impressas, assinadas pelo presidente ou secretário-geral de cada associação, escaneada e enviada para a Conmebol por e-mail.
Todos esses três passos devem ocorrer no prazo de até 72 horas antes do início do torneio (aqui no caso da Copa Sul-Americana) ou 72 horas antes do início de cada fase (aqui no caso da Libertadores).
Segundo a Conmebol, ela acredita que os "passos 1 e 3" foram cumpridos, havendo problemas no "passo 2".
A Confederação Brasileira de Futebol - CBF informou na última semana que "cumpriu com os prazos" e que está "investigando" as causas possíveis do caso e que assim que descobrir os motivos irá repassar aos clubes envolvidos e também a Conmebol.