Conmebol se opõem a FIFA e apresentará uma nova fórmula para o Mundial de Clubes

Até o último ano a competição havia sido disputada por sete equipes – um time do país anfitrião, um time campeão da UEFA, um da Conmebol, um da Concacaf, África, Ásia e Oceania.

Por Minha Torcida
Compartilhe

A Conmebol se opõem a FIFA quanto a questão da nova fórmula do “Mundial de Clubes”. A entidade máxima do futebol em nosso continente sugere a FIFA que o evento seja realizado anualmente com 14 equipes, durante 16 dias no mês de dezembro e em formato eliminatório, com total de 13 partidas – já a entidade máxima do futebol deseja realizar o torneio com 24 times e a cada quatro anos.

Até o último ano a competição havia sido disputada por sete equipes – um time do país anfitrião, um time campeão da UEFA, um da Conmebol, um da Concacaf, África, Ásia e Oceania. Vencida mais uma vez pelo Real Madrid, a edição de 2018 teve ao todo 11 dias de disputa, entre os dias 12 a 22 de dezembro, nos Emirados Árabes.

Fred Nantes, dirigente da Conmebol - Foto: Vicente SedaFred Nantes, dirigente da Conmebol - Foto: Vicente Seda

Em uma entrevista concedida ao site “globoesporte.com”, o Diretor de Competições de Clubes da Conmebol – Fred Nantes comentou sobre a proposta sugerida a FIFA pela entidade sul-americana.

“O formato seria eliminatório, desde seu início, ou seja, não seria em formato de grupos. Ao todo seriam 13 partidas, em 16 dias de competição, no mês de dezembro. Claro que o novo formato do Mundial de Clubes ainda está em discussão, até porque existem cenários distintos. Desde quatro equipes da Conmebol e quatro equipes da UEFA e mais uma equipe de outras federações, a outros formatos. Mas o mais importante aqui, é que em nenhuma dessas situações, teríamos menos que três representantes da Conmebol. Na verdade, haveria clubes que entrariam somente na segunda fase e outros, nas quartas de finais. Isso irá depender de quantos clubes da Conmebol e da UEFA tenhamos. Nem todos os times iniciariam na primeira fase. Se forem quatro equipes, seriam os campeões e os vices de cada competição (Libertadores e Sul-Americana). Se a FIFA entender que somente três da Conmebol, a nossa sugestão será então o campeão e o vice da Libertadores e o campeão da Sul-Americana. A nossa ideia é a de apresentar essa proposta oficialmente na reunião de março. Sabemos que o presidente da FIFA – Gianni Infantino defende um novo modelo para o torneio, com 24 clubes e a cada quatro anos, mas nós defendemos o nosso lado e a manutenção do formato que aí está, mas com mais participantes e essa proposta que iremos apresentar é bastante viável para realizar em dezembro – até mesmo em conjunto com o calendário europeu”, declarou o dirigente da entidade sul-americana de futebol.

 

 

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal