Que o futebol é uma das maiores paixões do esporte, isso todos nós sabemos, principalmente nós, brasileiros, que somos apaixonados por isso tudo, e falando justamente em de futebol, você amigo leitor do "minhatorcida.com.br" saberia me dizer quais são os 10 clubes mais antigos deste esporte? Acredito que não, e bem por isso traremos essa matéria no dia de hoje para contar um pouco mais da história do futebol para vocês.

Começamos propriamente pelo esporte que nasceu sem grandes pretensões. Mesmo que após a sua criação tornou se num dos mais amados do mundo (como já declaramos acima), mas o futebol, nem sempre foi assim.

O futebol propriamente dito que passamos a assistir no final da década de 1850, deu origem à criação dos clubes na Inglaterra e mais tarde no País de Gales, onde pouco tempo depois, no ano de 1863, foi criada a "Football Association", que foi o primeiro esforço para tentar consolidar o futebol, com suas regras que até hoje conhecemos e que nos últimos tempos tiveram pequenas modificações. Essa mesma também registrou os primeiros clubes de futebol, que a partir de agora passaremos a conhecer; acompanhem comigo essa história.

Os 10 clubes de futebol mais antigos do Reino Unido e do mundo:

1º - Sheffield Football Club

O Sheffield está até hoje registrado na Federação Internacional de Futebol - também conhecida por FIFA e é ele o clube mais antigo do mundo. A sua fundação segundo os livros de história de futebol dizem que foi no dia 24 de outubro de 1857, em Sheffield, na Inglaterra. O clube aqui em questão nasceu da ideia de dois amigos - William Prest e Nathaniel Creswick. Esses dois tinham um objetivo traçado: encontrar uma modalidade esportiva que pudessem praticar durante o inverno e foi aí que surgiu a ideia de criar um clube de futebol. O Sheffield F.C como já declaramos nesta matéria, ainda existe e está nas divisões mais baixas do futebol inglês.

Sheffield F.C - o clube mais antigo do mundo - imagem: Youtube
Sheffield F.C - o clube mais antigo do mundo - imagem: Youtube

2º - Hallam Football Club

O Hallam F.C como é tradicionalmente conhecido, faz parte atualmente da Liga Inglesas e está na "Northern Counties East League Division". Criado originalmente como um clube de críquet no ano de 1804, passou a ser um clube de futebol em 1860, o que o tornou no segundo clube de futebol mais antigo do mundo. O Hallam F.C participou do primeiro torneio de futebol do mundo, em 1867, tendo ele vencido rivais como o Sheffield.

Clube da Inlaterra existente até os dias de hoje - imagem: Affordable Football
Clube da Inlaterra existente até os dias de hoje - imagem: Affordable Football

3º - Cray Wanderes Football Club

O primeiro clube de futebol da região sul da Inglaterra foi fundado em 1860 e analisando a sua história, esse teve um ótimo início, vencendo a Liga de Kent em 1901, no entanto, sua fase seguinte não foi das melhores, voltando a se erguer somente em 1950, quando nesta década conquistou dois títulos da Liga de Londres.

C
Cray Wanderes - o primeiro clube do sul da Inglaterra - imagem: Facebook

4º - Worksop Town Footbal Club

O clube de futebol aqui assume uma papel de "semi-profissional". Situado na região noroeste da Inglaterra, o mesmo foi fundado em 1861 e ocupa atualmente o posto de quarto clube mais antigo da história do futebol. Atualmente ele está na sétima divisão do futebol inglês e jamais passou desta mesma. Em 153 anos de história, o clube aqui em questão conseguiu apenas uma única vez jogar a Taça da Inglaterra - a famosa FA Cup (o torneio mais antigo do mundo).

5º - Notts County Football Club

Fundado em 1862, o Notts é uma das instituições mais antigas do futebol mundial. Em 1888, foi um dos 12 clubes fundadores da Liga de Futebol Inglesa e desde então passou a ser uma peça crucial na dinâmica da Liga. O mesmo conquistou a Taça da Inglaterra no ano de 1894 e foi esse um dos clubes a ter participado em mais de 4700 partidas, estando ele hoje inativo, mas existente.

6º - Stoke City Football Club

Dos 10 clubes de futebol mais antigos do mundo que traremos aqui, esse e o único a fazer parte da Premier League. O mesmo foi fundado no ano de 1863, com o nome de Stoke Ramblers F.C. Nos dias atuais, ele assume a realidade do segundo clube futebolístico profissional mais velho do mundo. O mesmo conquistou a FA Cup uma única vez, no ano de 1972.

7º - Bradford Park Avenue A.F.C

Não esse não é o Bradford mais bem sucedido no futebol. O Bradford Parl Avenue A.F.C foi criado em 1863 e por mais de 60 anos manteve-se como membro da Liga de Futebol na Inglaterra. Depois da década de 70, o clube passou por reformas e passou a ter uma nova identidade. Atualmente ele disputa a Northern Premier League.

8º - Brigg Town F.C

Fundado em 1864, ele é identificado como o mais antigo clube de futebol sobrevivente em sua região e é considerado o quarto clube mais antigo do mundo, ficando atrás apenas do Sheffield, Cray Wanderers e Hallam.

9º - Nottingham Forest F.C

O clube aqui em questão foi criado na cidade de West Bridgford no ano de 1865, alcançando o status de futebol profissional somente em 1888. O mesmo conquistou a Taça da Inglaterra no ano de 1892 e é atualmente de longe, o clube mais consistente bem sucedido dos últimos 150 anos do Campeonato Inglês.

10º - Wrexham F.C

Este sem dúvida alguma é o terceiro clube profissional mais antigo da história do futebol mundial, visto a sua data de fundação - 1864. Sediado no País de Gales, o clube é hoje o recordista em seu país, vencendo nada mais, nada menos que a Taça do País de Gales por 23 vezes. Entre as vitórias mais notáveis em sua história, estão as vitórias sobre o Arsenal, na terceira fase da Taça da Inglaterra no ano de 1992 e também uma vitória sobre o Porto - de Portugal na Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1984. Atualmente compete na Conference Premier.

f

Desta forma encerramos mais um artigo em nosso site contando um pouco mais da história real do futebol. Se gostou desta matéria, curta e compartilhe e não nos deixem de seguir em nossas redes sociais e em nosso site.