O futebol é um esporte contagiante, às vezes até mesmo extrapola o nível do bom senso, transmitindo paixão e muitas conversas de bares entre amigos. Amizades inclusive iniciam e terminam por causa do futebol. Muitos riem ou choram conforme o desenrolar do jogo. Isso aumenta ainda mais, quando se trata de um "Clássico", quando os rivais se encontram. Nesta matéria, traremos para você os cinco maiores clássicos de futebol no mundo. Sejam eles pela rivalidade, por brigas ou por zoeira.

Que comecem os "jogos"; brincadeira a parte, vamos a eles:

1º Boca Juniors x River Plate

Boca Juniors x River Plate
Boca Juniors x River Plate

O clássico argentino sem dúvida alguma está sim entre os maiores clássicos do mundo e isso veio a se provar na decisão da Taça Libertadores de 2018, quando a partida final desta competição teve que ser mudada de país para evitar a violência entre as torcidas adversárias em Buenos Aires - capital da Argentina. Essa partida que citamos aqui, foi a primeira final entre os dois clubes em uma disputa de Libertadores. No entanto, muitas confusões já se criaram em disputas em outras fases deste mesmo torneio, além dos diversos confrontos em que as duas equipes rivalizaram no Campeonato Argentino. Os torcedores dos Xeineses (Boca Juniors)e dos Milonários (River Plate) se zoam a todo instante, brigam e vivem intensamente a rivalidade entre as duas equipes, por esses motivos, sem dúvidas é o maior clássico do futebol mundial.

2º Barcelona x Real Madrid

Barcelona x Real Madrid
Barcelona x Real Madrid

O "El Clássico" como também é conhecido o confronto entre catalães e madrileños, vai muito além das quatro linhas, envolvendo às vezes até mesmos questões políticas do país. De um lado temos um clube representando o "povo", a Cataluña, que até hoje busca a sua independência da Espanha; do outro lado temos a "nobreza" da capital liderada na época por Franco. O confronto entre Barcelona x Real Madrid cresceu ainda mais com a "rivalidade" entre Messi e Cristiano Ronaldo, que há anos vem disputando premiações de melhores do mundo. A rivalidade entre os dois clubes é tanta, que já chegou a atrapalhar a seleção do país, sendo necessária uma reunião para acalmar os ânimos entre os jogadores convocados.

3º Roma x Lazio

Lazio x Roma
Lazio x Roma

Em uma das mais tradicionais cidades italianas - aqui nos referindo a Roma, no mundo do futebol você tem apenas duas escolhas: Roma ou Lazio. Isso já se inicia de berço, como até mesmo já foi revelado pelo jogador Totti, que desde pequeno até a fase adulta, se intitulou "romano", tanto que o mesmo chegou a defender as cores do clube por toda a sua carreira como profissional. Não importa se os clubes estão bem ou não, a rivalidade vai muito além. No entanto, os dois clubes dividem o mesmo estádio da cidade, mas ele vira um "coliseu" quando os dois times se encontram.

Internacional x Grêmio

Grêmio X Internacional
Grêmio X Internacional

No Brasil, sem dúvida alguma a maior rivalidade entre dois clubes, dois times e até mesmo entre os torcedores, se encontra no sul do país, em uma rivalidade entre Grêmio e Internacional, no famoso clássico GRENAL. Os duelos por muitas vezes são recheados de confusões e até mesmo pela violência, dentro e fora de campo - como ocorreu no primeiro clássico em uma Libertadores, neste ano de 2020, na fase de grupos da competição, na Arena, onde os dois times se enfrentaram pela primeira vez neste torneio organizado pela Conmebol. Na capital dos Gaúchos - Porto Alegre, assim como no estado inteiro, você até pode torcer para o time da sua cidade, mas dentro do estado ou você é Colorado ou é Gremista. Neste clássico, não espere jogadas bonitas ou habilidade, pois você irá encontrar sim, muita raça, garra e vontade de vencer o adversário.

5º Fenerbhace x Galatasaray

Fenerbhace x Galatasaray
Fenerbhace x Galatasaray

Aqui sim, se você procura confusão, pode crer que irá encontrar. No clássico mais explosivo do mundo, a Turquia é o palco de encontro entre dois times que demonstram muito o lado do povo, que está representada pelo Fenerbhace e pelo lado da elite, representado pelo Galatasaray. Os torcedores a cada clássico no país fazem uma verdadeira festa, que acaba regado por uma disputa intensa. A rivalidade entre os dois é tão grande, que por muitas vezes sai de dentro das quatro linhas, fazendo com que empresas mudem suas cores, como ocorreu com a McDonalds dentro do país, que tirou o vermelho de seus estabelecimento para não gerar problemas com os torcedores do Fenerbhace. Neste duelo, as coisas são levadas muito a sério!