Com os regionais paralisados pelo Coronavírus - assim como todo futebol mundo a fora, a Rede Globo resolveu suspender os pagamentos aos clubes pelo direito de transmissão dos campeonatos estaduais a partir deste mês.

Essa informação está sendo repassada aos clubes, como por exemplo, Bahia e São Paulo, que foram recentemente comunicados da decisão. As exceções aqui são os estaduais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais - uma vez que os valores já haviam sido repassados aos clubes.

O Campeonato Gaúcho será um dos poucos atingido por tal medida.
O Campeonato Gaúcho será um dos poucos atingido por tal medida.

Outro campeonato estadual que também terá pagamentos suspensos é o Carioca. Pessoas próximas ou ligadas à emissora declararam que não é viável a Globo seguir pagando pela transmissão de partidas que não estão sendo realizadas e muito menos possuem uma data para vir a ser jogadas.

Assim sendo, esses pagamentos hoje suspensos, ficarão desta forma, até que haja ao menos, uma previsão de retomada destes torneios. Quando isso realmente voltar a ocorrer, o diálogo será retomado com um plano de pagamento.

Tal medida estabelecida pela Rede Globo bloqueia uma das últimas fontes de receita que ainda estavam garantidas para os clubes, iniciando assim, um movimento de apressar o retorno aos gramados, mesmo com portões fechados.

Todo o futebol no mundo inteiro parado.
Todo o futebol no mundo inteiro parado.

De acordo com o site "UOL Esporte", representantes de três clubes paulistas confirmaram que já existe disposição para isso vir a ocorrer, principalmente por parte de clubes com menor expressão, que está buscando soluções para voltarem o quanto antes aos gramados. Ainda segundo a reportagem do site aqui em questão, em contato com as federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol prometeu dar prioridade ao fim dos estaduais, mesmo que para isso seja necessário reduzir o Brasileirão em caso de não haver alternativa