O Ibope/Repucom divulgou o novo ranking digital dos clubes brasileiros nesta quarta-feira - vale aqui ressaltar que isso são números ainda de 2019, ou seja, válidos para dezembro. Pra "variar", o Flamengo com as últimas conquistas do Brasileirão e Libertadores, esmagou os rivais nos números e fez crescer a diferença para os rivais entre as equipes com mais seguidores no país.

O crescimento foi de 31,5% no somatório de todas as plataformas analisadas - aqui falando especificamente do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube - com 6,7 milhões de novos seguidores.

Na sequência e bem distante, aparece o Corinthians - com 2 milhões e o São Paulo - com 1,3 milhões, fechando o pódio entre os clubes com maior crescimento. A Chapecoense, pelo segundo ano consecutivo, foi o único clube a registrar baixa no volume de seguidores - menos 8.500.

RB Bragantino

Campeão da Série B e com investimento forte para o futebol nesta nova temporada - agora na elite do futebol nacional, o RB Bragantino aparece como time a ficar de olho em 2020 nas redes sociais: o crescimento foi de 400%.

A equipe aparece com 223.483 mil seguidores, com a maior fatia no Instagram; mesmo assim longe do top-10 - o Bragantino figura na 47ª colocação, sendo o último entre os representantes da elite do futebol do país.

Veja o ranking completo abaixo:

Lista do Ibope/Repucom.
Lista do Ibope/Repucom.