Em 10 anos, 20 treinadores passaram pelo comando técnico do Internacional

Como em 2016, o Internacional termina o ano com um treinador interino.

Por
Compartilhe

E a história se repete – segundo o site globoesporte.com, em uma década o Internacional já mudou de treinador 20 vezes; repetindo o último ano, o clube termina a temporada com um treinador interino.

Abel Braga é o único treinador que permaneceu no comando técnico por uma temporada.Abel Braga é o único treinador que permaneceu no comando técnico por uma temporada.

Durante esses dez anos, a única vez em que o Sport Clube Internacional começou uma temporada e terminou ela com o mesmo treinador foi em 2014, com Abel Braga no comando técnico do clube,  que garantiu o terceiro lugar no Brasileirão daquele ano e garantindo ainda uma vaga a Libertadores de 2015. A partir daí, muitos treinadores se revezaram pelo banco de reservas do Colorado.

Se formos fieis aos números, essa quantia ainda aumenta, podendo chegar ao total de 26 mudanças nesse período, dando assim uma média de um treinador a cada quatro meses e meio, algo bastante elevado para um clube com a grandeza do Internacional – obviamente que aqui estamos considerando os interinos que assumiram a equipe após a demissão dos titulares.

Durante uma década o Inter tenta de todas as formas achar uma alternativa para o comando de sua equipe, desde nomes com experiência como no caso de Abel Braga, Tite e Celso Roth, até os mais novos, denominados de emergentes, como Antônio Carlos Zago e Guto Ferreira. Além desses, as últimas direções do Colorado também apostaram em velhos conhecidos do clube e ídolos da torcida: Paulo Roberto Falcão, Clemer, Dunga e Fernandão. Estrangeiros também treinaram o clube neste período: Jorge Fossati e Diego Aguirre.

Guto Ferreira - demitido do cargo de treinador do Inter no último sábado.Guto Ferreira - demitido do cargo de treinador do Inter no último sábado.

Com a demissão de Guto Ferreira no último sábado, a direção do Internacional que assumiu o clube esse ano, já contabiliza três treinadores em 2017 – contando com Odair Helmann que assumiu a equipe até o final da Série B; esse último já assumiu a equipe em outras duas ocasiões - primeiramente em 2015, quando perdeu para o Grêmio por 5 a 0 e na vitória sobre o Fluminense por 1 a 0 e esse ano quando comandou o time após a demissão de Zago, na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa do Brasil.

Odair Hellmann em seu trabalho durante essa semana.Odair Hellmann em seu trabalho durante essa semana.

Segundo informações de dentro do Beira-Rio, “Papito” como Odair é carinhosamente chamado pelos jogadores, conta com o aval do atual grupo, sendo bem visto pelos jogadores. Ele é tão bem visto dentro do clube e pelos jogadores que costuma comandar treinos mesmo quando um treinador oficial está presente no clube.

Cobrador, “Papito” também sabe apoiar e elogiar os acertos. Sob sua batuta, o Internacional irá em busca da classificação ou a volta a Série A nesta terça-feira, diante do Oeste em Barueri, na Arena em que leva o nome da cidade – o jogo será as 20h30.

Confira aqui a lista dos treinadores que estiveram comandando o Internacional nos últimos 10 anos:

Ano -  Treinadores

2007 – Abel Braga, Alexandre Gallo e Abel Braga;

2008 – Abel Braga, Guto Ferreira e Tite;

2009 – Tite e Mário Sérgio;

2010 – Jorge Fossati, Enderson Moreira e Celso Roth;

2011 – Celso Roth, André Döring, Paulo Roberto Falcão, Osmar Loss e Dorival Júnior;

2012 – Dorival Júnior, Fernandão e Osmar Loss;

2013 – Dunga e Clemer;

2014 – Abel Braga;

2015 – Diego Aguirre, Odair Hellmann e Argel Fucks;

2016 – Argel Fucks, Paulo Roberto Falção, Celso Roth e Lisca;

2017 – Antônio Carlos Zago, Guto Ferreira e Odair Hellmann.

Comentários