Você saberia me dizer sem pesquisar qual é o elenco mais caro do futebol europeu? Com a janela de transferências no Velho Continente chegando ao seu final e com o começo das principais ligas nacionais, muitos clubes já fecharam seus elencos para a temporada 2019/2020, mesmo que a novela envolvendo Neymar siga com seus últimos capítulos; assim como Dybala e Paul Pogba.
No entanto, segundo o site Transfermarkt, já podemos avaliar os dez elencos mais valiosos do mundo - claro, do mundo, pois é na Europa onde estão os clubes mais ricos deste planeta.
Assim sendo, vejamos abaixo o TOP 10 dos elencos mais caros da Europa e porque não, do Mundo:
1º - Manchester City:
O clube inglês comandado por Pep Guardiola é de acordo o site acima citado, o elenco mais caro do mundo até aqui, onde o mesmo está avaliado em 1,27 bilhões de euros; tendo ainda o jogador com maior valor de mercado da Premier League - o atacante Sterling, avaliado em 140 milhões de euros.
2º - Barcelona:
O clube catalão que nesta janela de transferências trouxe para o seu elenco o atacante Griezmann; investindo pesado nesta abertura do mercado da bola, possui atualmente o segundo elenco mais caro do mundo - isso se não confirmar a chegada de Neymar nos próximos dias. Com a contratação do atacante francês e De Jong, o grupo de jogadores do Barcelona passou a ser avaliado em 1,26 bilhões de euros.
3º - Real Madrid:
O clube madrileño aparece logo abaixo de seu maior rival espanhol, possuindo um elenco avaliado em 1,18 bilhões de euros. Nesta janela de transferências, o clube merengue realizou uma das mais importantes transferências do mercado europeu ao tirar Eden Hazard do Chelsea - o atacante por si só está avaliado em 150 milhões de euros; lembrando que o clube ainda pode confirmar a chegada de Paul Pogba e de quebra pode também ser o clube a tirar Neymar do PSG.
4º - Liverpool:
O atual campeão da Champions League possui o quarto elenco mais caro do mundo, avaliado em 1,07 bilhões de euros, onde possui Mohamed Sala como o jogador mais caro do grupo, avaliado em 150 milhões de euros.
5º - Tottenham:
O Tottenham, vice-campeão da Champions League aparece logo abaixo do Liverpool, com um elenco avaliado em 984,5 milhões de euros; tendo o meia-atacante Harry Kane como a jóia do elenco, com um preço estipulado em 150 milhões de euros.
6º - Paris Saint-Germain:
O PSG aparece na sexta colocação dos clubes mais caros do mundo, com uma avaliação em 984 milhões de euros. Mesmo estando apenas em sexto, o clube francês possuiu o jogador mais valioso do mundo na atualidade; o atacante Kylian Mbappé, que está avaliado em 200 milhões de euros - isso sem falar em Neymar, que segundo o Transfermarkt, está avaliado em 180 milhões de euros. Se o PSG confirmar a venda do atacante brasileiro, perderá a sexta colocação neste ranking.
7º - Juventus:
Com De Ligt sendo a contratação mais cara nesta janela de transferências, a equipe de Turim ainda conta com Cristiano Ronaldo em seu elenco, que está atualmente avaliado em 90 milhões de euros; mesmo assim, a "Velha Senhora" está atualmente com seu elenco avaliado em 869 milhões de euros.
8º - Atlético de Madrid:
Com a contratação da nova jóia portuguesa - o atacante João Félix, o clube madrileño em questão aparece na oitava posição deste ranking e mesmo com a saída de Griezmann para o Barcelona, os Colchoneros investiram caro no mercado, tendo assim o seu elenco avaliado em 839 milhões de euros.
9º - Chelsea:
Os blues que trouxeram para essa temporada o atacante Pulisic por 64 milhões de euros possuem hoje um elenco avaliado em 837,75 milhões de euros - o quinto clube inglês mais caro do mundo.
10º - Bayern de Munique:
O único clube germânico no Top 10 deste ranking tem como principal contratação até aqui, o lateral-esquerdo Lucas Hernandez, comprado junto ao Atlético de Madrid por 80 milhões de euros. Os Bávaros estão avaliados atualmente em 790,4 milhões de euros.