CBF apresenta o ranking nacional do clubes brasileiros

Palmeiras - campeão Brasileiro e Cruzeiro - campeão da Copa do Brasil, estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Por
Compartilhe

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF divulgou nesta última quarta-feira, o “ranking nacional dos clubes 2019”, ao qual atribui pontos aos times dependendo de suas classificações nos campeonatos promovidos pela entidade nos últimos cinco anos.

Campeão Brasileiro, em 2018, o Palmeiras assumiu a liderança do ranking nacional.Campeão Brasileiro, em 2018, o Palmeiras assumiu a liderança do ranking nacional.

Neste mesmo, Palmeiras – Campeão Brasileiro deste ano assumiu a liderança, seguido de perto pelo Cruzeiro – Campeão da Copa do Brasil.

Veja abaixo os critérios usados pela CBF na divulgação do “Ranking Nacional de Clubes – RNC 2019:

A CBF neste mesmo considera a participação dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos. Do mais recente ao mais distante são atribuídos pesos, a serem convertidos em pontos, como por exemplo:

1º = Ano vigente – x 5 pontos;

2º = Ano imediatamente anterior – x 4 pontos;

3º = Ano anterior – x 3 pontos;

4º = Ano anterior – x 2 pontos;

5º = Ano anterior – x 1 ponto.

A pontuação máxima dentro de cada “Série” do Brasileirão representa o dobro de pontuação da série inferior. A pontuação do vice-campeão de cada “Série” é sempre 80% do campeão; a pontuação do terceiro e quarto colocado de uma série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.

Na Copa do Brasil de 2013 a 2016, onde foram disputadas sete fases, fora atribuído para o período 10 pontos para os clubes participantes da “fase preliminar”, que ocorreu entre os anos de 2013 a 2015. Assim sendo, a “fase 1”, recebeu pontuação da referência 8, para a “fase 2”, a referência 7 e para os clubes que disputaram a “fase 3”, a pontuação da referência 6.

Abaixo veja os pontos usados em cada “Série” e suas respectivas colocações – assim como na Copa do Brasil:

Dados divulgados pela CBF.Dados divulgados pela CBF.

Nesta tabela trazemos o “RANKING” completo, com seus respectivos clubes colocado conforme critérios usados pela CBF:

Ranking divulgado no site da Confederação Brasileira de Futebol.Ranking divulgado no site da Confederação Brasileira de Futebol.

Mais sobre: ranking-cbf clubes 2019
Comentários