A Confederação Brasileira de Futebol – CBF divulgou nesta última quarta-feira, o “ranking nacional dos clubes 2019”, ao qual atribui pontos aos times dependendo de suas classificações nos campeonatos promovidos pela entidade nos últimos cinco anos.
Neste mesmo, Palmeiras – Campeão Brasileiro deste ano assumiu a liderança, seguido de perto pelo Cruzeiro – Campeão da Copa do Brasil.
Veja abaixo os critérios usados pela CBF na divulgação do “Ranking Nacional de Clubes – RNC 2019:
A CBF neste mesmo considera a participação dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos. Do mais recente ao mais distante são atribuídos pesos, a serem convertidos em pontos, como por exemplo:
1º = Ano vigente – x 5 pontos;
2º = Ano imediatamente anterior – x 4 pontos;
3º = Ano anterior – x 3 pontos;
4º = Ano anterior – x 2 pontos;
5º = Ano anterior – x 1 ponto.
A pontuação máxima dentro de cada “Série” do Brasileirão representa o dobro de pontuação da série inferior. A pontuação do vice-campeão de cada “Série” é sempre 80% do campeão; a pontuação do terceiro e quarto colocado de uma série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.
Na Copa do Brasil de 2013 a 2016, onde foram disputadas sete fases, fora atribuído para o período 10 pontos para os clubes participantes da “fase preliminar”, que ocorreu entre os anos de 2013 a 2015. Assim sendo, a “fase 1”, recebeu pontuação da referência 8, para a “fase 2”, a referência 7 e para os clubes que disputaram a “fase 3”, a pontuação da referência 6.
Abaixo veja os pontos usados em cada “Série” e suas respectivas colocações – assim como na Copa do Brasil:
Nesta tabela trazemos o “RANKING” completo, com seus respectivos clubes colocado conforme critérios usados pela CBF: