De figurante a protagonista? Parece que sim e o atual momento do Valladolid no Campeonato Espanhol se deve muito a chegada de Ronaldo - o "fenômeno", que é o novo sócio majoritário do clube desde setembro último.

Primeiramente apontado como um mero coadjuvante na competição, até mesmo brigando para não ser rebaixado, o time do ex-craque brasileiro está surpreendendo e até mesmo deixando grandes times para trás, como é o caso do Real Madrid, que encontra-se atrás do Valladolid na tabela de classificação. Atualmente o clube de Ronaldo ocupa a sexta colocação na tabela, já o Real Madrid está apenas na 12ª posição.

Diferentemente dos últimos anos, o Valladolid tem um início fantástico de temporada, aonde vem conseguindo vitórias seguidas no campeonato nacional e com isso se distanciando da "zona de rebaixamento" - pelo menos até agora. Fundado em 1928, o clube espanhol em questão obteve sua melhor participação no campeonato nacional na temporada de 1962/63, onde ficou em quarto lugar.

Comandado pelo treinador Sérgio González, o time segue com a filosofia de "pezinhos no chão", mantendo assim a equipe em uma boa posição na tabela de classificação, como destaca o próprio comandante técnico.

"Temos cautela, pois sabemos que o nosso primeiro objetivo é o de nos mantermos na primeira divisão e somar o maior número de pontos possíveis", declarou ele após a vitória na última rodada fora de casa, sobre o Betis, por 1 a 0.

Por sua vez, o "dono" do clube - o "fenômeno" utilizou suas redes sociais para comemorar a boa fase de seu time no campeonato nacional. Em uma publicação no "Instagram", Ronaldo declarou o seguinte:

"Grande vitória! Com raça, esperança e trabalho, os resultados chegam. Vamos Real Valladolid!".

Ronaldo pagou cerca de 30 milhões de euros para se tornar sócio majoritário do clube espanhol, adquirindo assim 51% das ações do clube, em setembro deste ano - antes do ex-craque da seleção brasileira assumir o clube, o mesmo havia empatado duas e perdido uma no Campeonato Espanhol nesta temporada e desde então, começou a subir na tabela de classificação.

Na próxima rodada o Valladolid irá encara o vice-líder Espanyol - na sexta-feira, às 16h, pela sexta rodada da competição. Se vencer o confronto, o time de Ronaldo Nazário poderá encosta no líder do torneio - o Barcelona, que hoje soma 18 pontos na tabela de classificação; o Barça encara o Real Madrid, no domingo, no Camp Nou, às 12h15.