As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

Nações de várias cores formam as 10 maiores torcidas do futebol nacional.

Por
Compartilhe

Apesar dos números serem diferentes, alguns bem maior, outros nem tanto, não há palavras que possam explicar a emoção de fazer parte de uma nação apaixonada, que joga junto com o time, que chora junto, que grita até perder a voz, o amor que sente pelo time do coração.

A paixão pela bola deixa aflorar uma grande rivalidade entre as torcidas, e isso faz parte do mundo das competições, não tem como evitar, mas maior que isso é a vontade a apoiar o time e ver que cada aplauso no meio de uma multidão faz a diferença. Segundo pesquisa do IBOPE atualizada de 2017, em parceria com o jornal Lance, a nação Rubro-Negra ainda é a maior do país, mas o Corinthians vem se aproximando bem rápido. O futebol é uma paixão nacional. Confira se sua torcida é uma das 10 maiores.

As maiores torcidas do Brasil 2017

1º  Flamengo

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

O Rubro-Negro conta com a força de uma nação de 32,5 milhões de apaixonados. Se dentro de campo o Vasco é seu maior rival, talvez a mais acirrada rivalidade do futebol brasileiro, no número de torcedores, tem o Flamengo bem à frente do adversário.

Mas foi em um clássico FLA-FLU que o time reuniu o maior número de público da história dos jogos entre dois clubes; eram 194 mil pessoas no dia 15 de dezembro de 1963, no Maracanã. Infelizmente ninguém soltou o grito de gol, o jogo terminou em 0 a 0, mas como o Flamengo jogava pelo empate, conquistou o título estadual.

A frase de Nelson Rodrigues explica a loucura desse dia: "os vivos saíram de suas casas e os mortos de suas tumbas, para assistir ao maior Fla-Flu de todos os tempos".

2º Corinthians

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

E a segunda maior torcida do Brasil é a do Timão. São 27,3 milhões apaixonados pelo Corinthians. O time que foi rebaixado para a série B ao som de gritos de “Eu nunca vou te abandonar porque eu te amo”, tem na Gaviões da Fiel, uma das maiores torcidas organizadas do planeta. Entre gritos, vibrações, emoções, torcem e seguem todas as atividades esportivas que o Corinthians esteja presente. Movidos por uma paixão tão grande e intensa, que na derrota essa imensa comunidade chora pelo time, choram juntos, sofrem, se desesperam... mas na vitória o grito de felicidade ecoa na alma de todos e se materializa na frase mais cantada pela torcida "Loucos por ti Corinthians”.

Entre as datas históricas para o clube, está o domingo de 10 de outubro de 1977, uma das partidas numa série de melhor de três entre o Timão e a Ponte Preta. Foram 138.082 torcedores pagantes no Morumbi, na final do Paulistão. Uma coisa certa do time é que amando ou odiando, todos sentimos algo pelo Corinthians.

3º São Paulo

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

Essa pode não ser a melhor fase do time, mas a torcida está ali, junto, apoiando, gritando, cantando seu amor.

São 13,6 milhões de torcedores em uma relação de tapas e beijos... Uma torcida apaixonada pelo time, mas que exige resultado, nada de copo mole. A participação nos jogos do time é sempre intensa e de grande presença, a primeira intenção é apoiar, a regra é clara, mandar direto da torcida a força que o time precisa, mas se não der certo, eles pedem melhorias.

Foi no dia 16 de novembro de 1980, no Morumbi, nas finais do Campeonato Paulista que o São Paulo teve seu público recorde, foram 122.209 pagantes assistindo ao jogo contra o Santos.

4º Palmeiras

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

E a quarta posição é do Verdão. Com 10,6 milhões de torcedores que normalmente lotam os estádios, independentemente de ter sol, chuva, dos valores dos ingressos... esses apaixonados vestem a camisa e vão apoiar.

O Palmeiras é o time com maior média de público do Brasil em ranking mundial... É isso aí, uma pesquisa realizada pelo Correio Braziliense, mostrou que em 2016 o Verdão teve um média de 30 mil pagantes por jogos, se tornando no time brasileiro mais bem colocado entre os de maior público do mundo.

Uma torcida que não mede o amor pelo time, alguns vivem por ele, e melhor que isso é o reconhecimento que os jogadores tem perante esse apoio, eles admitem o quanto é gratificante jogar em um caldeirão lotado. 

5º Vasco da Gama

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

“Vasco não é paixão, é amor. ”

Assim apresentamos o quinto colocado, o Vasco da Gama, com 7,2 milhões de pessoas que gritam o amor pelo time, não importa onde ele esteja, não importa o elenco, o amor pelo time é sempre o mesmo.

Esse ano o São Januário completa 90 anos de história, entre desfiles de carnaval, pronunciamento do Presidente da República, shows... mas nada como o futebol, que durante essas nove décadas arrastou milhões de espectadores para o estádio. O maior público oficial foi registrado em 1949, em um jogo entre Vasco e Arsenal, com 60 mil pessoas presentes. 

6º Atlético Mineiro

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

Torcer em família, ser galo desde o começo, essa é a nação de 6,2 milhões de pessoas que torcem pelo Atlético. Esses jogadores conhecem bem a influência que o lugar tem sobre as pessoas. Nada mais aconchegante e motivador de que ser acolhido e apoiado por uma nação que reconhece teu trabalho e te valoriza. Alvinegros são família! Esse é o clima dos jogos.

Em 2006 a Massa Atleticana alcançou o recorde de público de todas as divisões do Campeonato Brasileiro, com 606.520 pagantes em 19 jogos, média de 31.922 por partida.

7º Cruzeiro

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

“Orgulho de ser Cruzeirense”, imagina 6,2 milhões pessoas afirmando e gritando isso... que louco, não?!?! Esse é o sétimo time na lista de maiores torcidas do Brasil.

Apoiados por essa nação fanática, apaixonada e criativa, a torcida do cruzeiro vem se destacando no cenário nacional. O Mineirão teve seu recorde de público em 1997, com mais de 132 mil pagantes, em um jogo entre Cruzeiro e Vila Nova, na final do Campeonato Mineiro.

8º Grêmio

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

Imortal tricolor...
Nada pode ser maior...

Quando uma nação é unida, não importa onde, nem quando, nem as condições; o amor pelos ídolos não muda, não enfraquece, não se perde... são 6 milhões de gaúchos que balançam as estruturas do sul. Drama, luta, glória... teve a Libertadores de 95, teve a Batalha dos Aflitos, teve muitas avalanches tricolores, teve também o jejum de 15 anos sem títulos, teve a pouco a Copa do Brasil, mas em momento algum a torcida deixou de comparecer, de dar apoio sempre.

Agora, de casa nova, o recorde de público da Arena Gremista é de 55 mil torcedores, justamente na conquista da Copa do Brasil de 2016, frente ao Atlético-MG.

9º Internacional

As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

Seguindo com os gaúchos, são 5,6 milhões de colorados apaixonados pelo “Campeão de tudo. ”

Essa pode não ser a melhor fase do time, mas os torcedores seguem juntos, acreditando e apoiando. O time gaúcho se destaca muito com a interação que tem com a torcida, o reconhecimento, o sentimento de cumplicidade que existe entre ambos é notável.

Uma torcida feita de emoção, de paixão tão intensa quanto a cor principal do time, o vermelho, que corre nas veias junto com o amor pelo time. Depois da reforma do Beira Rio, o maior número de público alcançado foi na Libertadores de 2015, no jogo contra o Tigres, com 44.884 mil torcedores.

10º Santos

E o décimo colocado é o Santos, com 4,8 milhões de torcedores. O time de Pelé, que revelou Neymar... mais de um século de história, o time praiano que tem torcedores em todo canto do Brasil. A casa do Peixe, Vila Belmiro, tem recorde de público com 32.986 torcedores, em jogo contra o Corinthians, no dia 20 de setembro de 1964.As 10 maiores torcidas de futebol do Brasil

A vibração, o nervosismo, a vontade de apoiar. É amor...e é loucura! Essas são as 10 maiores e mais apaixonadas torcidas do país. Você encontrou a sua entre elas? Que satisfação, né? Ou não encontrou?

Deixe seu comentário contando o que achou, se concorda ou não... e se você gostou, compartilhe nosso texto!!

Comentários