Quanto vale a camisa do seu time de futebol? Falando de emoção, o resultado é muito subjetivo. Para cada torcedor o seu time é sempre o melhor e mais vitorioso, mesmo que o momento esteja em baixa. Agora, quando falamos no valor de mercado financeiro e quantias absurdas de dinheiro que entram em publicidade, televisão, venda de material esportivo e muito mais, é preciso falar de cifras quase inimagináveis.

Pergunto a você: Qual é o clube mais valioso da atualidade? Aposto que você coloca Real Madrid e Barcelona na briga, não é mesmo? Eles, de fato, estão entre os cinco primeiros, mas a maior receita bem da Premier League. Se liga nesta lista com informações levantadas pela Forbes em junho.

20 - Napoli

Valor de mercado: $ 379 milhões

Tradicional clube italiano inicia nossa lista. O Napoli fechou a temporada em terceiro no campeonato italiano vencendo as últimas cinco partidas.

19 - Leicester City

Valor de mercado: $ 413 milhões

O Leicester fez uma campanha sensacional na Premier League 15/16 quando se sagrou campeão inédito. Na última edição da Champions League, o Leicester foi eliminado nas Quartas de Final, pelo Atlético de Madrid.

18 - Inter de Milão

Valor de mercado: $ 537 milhões

Mesmo com a campanha irregular na temporada que se encerrou, a Internazionale carrega o peso de sua história junto deste excelente valor de mercado. Este ano o time terminou o campeonato nacional em sétimo lugar.

17 - Roma

Valor de mercado: $ 569 milhões

Outro representante italiano, a Roma fez boa campanha na Serie A, venceu as últimas quatro partidas, mas não conseguiu alcançar a Juventus e ficou com o vice-campeonato.

16 - Schalke 04

Valor de mercado: $ 629 milhões

Agora partindo para a Alemanha, o Schalke 04 não passou do meio da tabela nesta temporada, mas isso não significa que seu valor de mercado fique abalado. Lembrando que a quantidade de sócios conta muito para a soma de arrecadação de cada clube.

15 - West Ham United

Valor de mercado: $ 634 milhões

Recentemente o argentino Calleri, conhecido por ter atuado pelo São Paulo, ingressou ao time como sua primeira experiência na Europa.

Em posição semelhante ficou o West Ham, só que na Premier League. A campanha irregular não rendeu tantos frutos para o clube.

14 - Alético de Madrid

Valor de mercado: $ 732 milhões

Griezmann é o craque francês que contribui para as excelentes campanhas do Atléti nos campeonatos espanhóis e Champions League.

Embora seja sempre muito difícil competir com Barcelona e Real Madrid, o Atlético está sempre na briga. O peso de sua camisa e a torcida fanática ajudam muito ao time na luta por todos os campeonatos que disputa.

13 - Milan

Valor de mercado: $ 802 milhões

Promessa de craque, Balotelli amarga oscilações no time italiano.

Se há alguns anos o destino de grandes craques era o Milan, atualmente o clube enfrenta dificuldades para voltar ao topo.

12 - Borussia Dortmund

Valor de mercado: $ 808 milhões

O jovem Aubameyang é o artilheiro do Dortmund; o time conta ainda com os ótimos jogadores Marco Heus e Mario Gotzë, ambos alemães.

Falou em torcida apaixonada, pensou na torcida do Dortmund. O clube terminou o campeonato alemão em terceiro, atrás do Red Bull Leipzig, mas isso não é motivo para vaias da torcida.

11 - Paris Saint-Germain

Valor de mercado: $841 milhões

Com a saída de Ibrahimovic para Manchester, coube a Cavani assumir o comando do ataque no PSG.

O PSG esteve sempre os grandes da frança, mas com a compra do time, por parte do empresário árabe, Nassir Al-Khelaifi, o time desponta com elencos milionários e sempre presente nas grandes competições internacionais, além dos títulos franceses.

10 - Tottenham Hotspur

Valor de mercado: $ 1,06 bilhões

Tottenham ficou com o segundo lugar na Premiere League.

Na recente encerrada temporada, o Tottenham ficou a segunda colocação na Premier League, embora a sua campanha não tenha sido suficiente para ameaçar ao campeão Chelsea. Apesar disso, os fanáticos torcedores ajudam muito, não só apoiando durante os jogos como também se associando e adquirindo materiais do clube.

9 - Juventus

Valor de mercado: $ 1,26 bilhões

O argentino Dybala se destacou na temporada pela Juventus; as ótimas atuações levaram a Juventus à final da Champions.

Grande campeão da Itália na temporada e vice-campeão da Champions League, a Juventus colhe os frutos de anos de dedicação e bom trabalho fora das quatro linhas.

8 - Liverpool

Valor de mercado: $ 1,49 bilhões

O Liverpool gosta de brasileiros; além de Phelippe Coutinho e Roberto Firmino (foto) o clube tem a presença de Lucas Leiva há 10 anos no elenco.

Os Reds conseguiram depois de alguns anos uma oportunidade de voltar à Champions League da próxima temporada, ficando com a quarta colocação na Premier League. Mesmo com tempo longe dos holofotes internacionais, a grande força do Liverpool vem de sua apaixonada torcida.

7 - Chelsea

Valor de mercado: $ 1,85 bilhões

Chelsea novamente campeão inglês; Na foto estão Hazard e mais atrás o brasileiro Diego Costa.

Você deve ter percebido a presença de muitos times ingleses entre os 10 primeiros de nossa lista. Isso prova que a Premier League é muito forte quando o negócio é dinheiro. O Chelsea é outro clube que possui um dono, o magnata russo Roman Abramovich; com a grana de Abramovich o Chelsea montou elencos qualificados nos últimos 15 anos, conquistando muitos títulos de lá para cá e aumentando suas receitas com torcida, produtos e valor de mercado.

6 - Arsenal

Valor de mercado: $ 1,93 bilhões

Craque Mesut Ozil fez um golaço pelo Arsenal que lembro-me até hoje.

Dono de 13 títulos nacionais e com uma história gigante, o Arsenal está voltando aos tempos de sucesso. Nesta temporada venceu a Copa da Inglaterra e ficou em 5º na Premier League.

5 - Manchester City

Valor de mercado: $ 2,08 bilhões

Gabriel Jesus vai melhor com a bola nos pés.

Balado clube, hoje comandado por Pep Guardiola, o City não tem conseguido o mesmo que o treinador vivenciou com o Barcelona no passado; mesmo com todo milionário investimento do empresário árabe Khaldoon Al Mubarak e as contratações caríssimas de Gabriel Jesus, Kevin de Bruyne, Claudio Bravo e outros grandes jogadores, o último título inglês veio apenas em 2014 e a Copa da Inglaterra na temporada 15-16.

4 - Bayern Munchen

Valor de mercado: $ 2,71 bilhões

Outro clube com brasileiros em destaque é o Bayern; por lá jogam Thiago Alcantara e Douglas Costa.

Desde a temporada 2012-13 o Bayern leva para casa o caneco do campeonato alemão sem ameaças. Antes disso o clube amontoa inúmeros títulos (57 nacionais e 11 internacionais). Motivos de sobra para carregar uma legião de fãs pelo mundo, não é mesmo? 

3 - Real Madrid

Valor de mercado: $ 3,58 bilhões

Dispensa apresentações, né?

O ranking com os 20 clubes mundiais mais ricos chega ao pódio com as potências espanholas. Uma delas ainda comemora ainda os títulos da La Liga (33 vezes) e também de sua 12ª Champions League. O Real Madrid ecoa torcedores em todos os cantos do planeta e movimenta uma verdadeira fortuna com venda de materiais licenciados. Quem contribui muito com esta força é o craque e atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo.

2 - Barcelona

Valor de mercado: $ 3,64 bilhões

Um trio de atacantes qualificados não rendeu tantos títulos por ano ao Barcelona.

Mesmo atrás na classificação do espanhol e eliminado da Champions, o Barcelona tem moral para suportar a segunda posição desde bilionário ranking. O clube comandado dentro de campo por Lionel Messi (na iminência de sua renovação com o clube catalão) perdeu o campeonato do país "no detalhe". Mesmo assim é muito comum avistar alguém com uma camisa oficial em qualquer aglomeração de pessoas.

1 - Manchester United

Valor de mercado: $ 3,69 bilhões

Num salto semelhante, em lance de jogo, Ibrahimovic lesionou-se e pode não jogar mais pelo United.

Nenhum outro clube arrecadou mais nos últimos anos que o poderoso Manchester United. Esse valor absurdo de 3 bilhões e 69 milhões de dólares chega a ser inimaginável, não é mesmo? A presença de astros do futebol mundial no elenco dos Red Devils ajuda muito nesta contribuição, mas certamente é um trabalho de muitos anos e títulos na conta.

Tanta grana entrando ajuda ao United na hora de investir na compra de jogadores; atualmente a contratação do francês Pogba, junto ao Juventus, é a maior da história (105 milhões de Euros).

É mole? Gostou do ranking? Para ver mais material como este e muito mais, compartilhe este artigo com seus amigos e comente.