A União Ciclística Internacional (UCI), divulgou esta semana a lista com o ranking dos melhores atletas da atualidade, Henrique Avancini se tornou o número 1 do ranking após uma sequência de bons resultados nos últimos eventos, se tornando assim, o primeiro brasileiro a atingir o posto.

Após ganhar a etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike na modalidade Short Track, em Nové Mesto na República Tcheca, Avancini era um dos grandes favoritos a conquistar também outra modalidade, a Cross Country. Infelizmente Avancini saiu muito mal na largada e acabou pulando para a vigésima posição, terminou a prova em décimo colocado.

Ranking mundial de Mountain Bike
Ranking mundial de Mountain Bike

Com os bons resultados, Avancini que já ocupava a segunda colocação no ranking mundial, passou ao primeiro posto, deixando para trás o suíço Nino Schurter, considerado pela categoria, o atleta mais completo da história do Mountain Bike.

Avancini com os resultados, já garantiu índice para participar das Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem, adiado pela pandemia. O atleta brasileiro é dado como um dos favoritos a medalha, inédita para o Brasil.