Ela está de volta! Sim, estamos falando da Champions League, uma das competições futebolística mais famosa e importante do mundo, que terá sua retomada nesta sexta-feira a partir das 16h (horário de Brasília); de uma maneira diferente, sem a presença dos torcedores e com um formato semelhante a da Copa do Mundo.

A rodada que marcará a volta da competição europeia terá os quatro jogos restantes das oitavas de final, onde daí sim na próxima semana terá a fase "quente" com os oito times disputando as quartas de final, em Portugal.

Lembramos que a partir das quartas de final, a Champions League desta temporada será decidida em jogos únicos até a decisão, que será no próximo dia 23. Diferente por conta da pandemia que atingiu o "Velho Continente" e o mundo inteiro, a mesma não contará somente com jogos terças e quartas-feiras, será mais intensa - até por seu curto espaço de tempo para ser concluída.

A disputa do mata-mata a partir das quartas de final, ou seja, a partir da próxima semana, será toda ela disputada em uma única sede, Lisboa - Portugal, com dois palcos que receberão os oito times restantes: o estádio da Luz e o José Alvalade. Desses oito times que participarão desta "Champions League" em seu formato "slim", quatro já estão classificados e aguardando os outros quarto que conheceremos neste final de semana; são eles: Atalanta, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain e RB Leipzig.

Possíveis favoritos

Neymar - do PSG será uma das estrelas a tentar levar o clube a conquista do título inédito
Neymar - do PSG será uma das estrelas a tentar levar o time a conquista do título inédito

Sem a presença do atual campeão, o Liverpool, que fora eliminado nas oitavas de final, o favoritismo desta edição fica por conta do Paris Saint-Germain, que jamais ganhou o torneio em sua história até aqui. Mesmo nunca tendo vencido o torneio, a equipe francesa parece madura para finalmente garantir a "Orelhuda" - como a taça da Champions League é chamada.

Mesmo estando um longo período parado e não contar mais com alguns jogadores de seu elenco antes da parada por conta do novo Coronavírus, o PSG ainda assim é um dos grandes favoritos a levar essa edição da Champions League, ao lado claro, do Bayern de Munique. O mesmo vale para o Real Madrid e também para o Manchester City. Porém, desses quatro times aqui colocados como "grandes" favoritos a levar a taça, apenas o PSG já está classificado para as quartas de final, tendo inclusive um confronto épico pelas oitavas de final entre Manchester City e Real Madrid, tendo um dos gigantes parados pelo caminho, não participando desta "Super Champions League" em Portugal. Mas o formato diferente e sem a presença dos torcedores, também poderá mexer com o teórico favoritismo, onde equipes consideradas mais fracas passam a ter mais chance de surpreender. Lembramos que o último campeão inédito do torneio foi o Chelsea, em 2012.

Protocolos

Não se esquecendo do Coronavírus, motivo pela qual a competição será decidida em uma única sede, com um formato diferente, a UEFA também não descuidará de todos os protocolos sanitários para assim manter os elencos teoricamente longe do vírus em questão, onde cada equipe ficará hospedada em um hotel diferente, com alas exclusivas para as delegações - campos exclusivos para treinos espalhados por Lisboa também são algumas das medidas de segurança tomada pela entidade. Aos jogadores e comissão técnica só será permitido deixar o hotel para as atividades de treinos ou para os jogos, sendo mantido todo o controle sanitário exigido no país, com o uso de máscaras, distanciamento e monitoramento de possíveis sintomas. Na chegada aos estádios em dias de jogos, não serão permitidos que os dois times cheguem ao mesmo tempo, onde também haverá um médico e um fiscal exclusivo para cuidar de todos os protocolos sanitários.

Transmissão dos jogos

Os jogos serão transmitidos pelo Facebook Watch (11 partidas) e também pelos canais da TNT.

Orelhuda - a taça mais cobiçada da Europa
Orelhuda - a taça mais cobiçada da Europa

Confira agora abaixo os jogos restantes das oitavas de final da Champions League:

Sexta-Feira, 07 de agosto

16h - Manchester City x Real Madrid - Transmissão (TNT)

16h - Juventus x Lyon - Transmissão (Facebook Watch do EI)

Sábado, 08 de agosto

16h - Bayern de Munique x Chelsea (TNT)

16h - Barcelona x Napoli (Facebook Watch)