Agora é oficial! Lisboa sediará realmente a reta final da Champions League 2019/2020 no lugar de Istambul - na Turquia. O anunciou foi dado pela própria UEFA nesta manhã de quarta-feira, onde a entidade ainda apresentou as datas da competição - 7 a 23 de agosto para a realização das partidas que ainda restam na fase de mata-mata e da grande final; no entanto, o torneio terá algumas restrições; confira comigo.

Uma das grandes mudanças do calendário para essa reta final da competição mais importante do "Velho Continente" diz com relação às partidas, que a partir das quartas de final serão em jogos únicos, ou seja, não terão mais os jogos de ida e volta como estavam programados no calendário normal antes da pandemia da COVID-19. Além desta alteração, todas as partidas também serão realizadas em apenas dois estádios - ambos em Lisboa, sendo os seguintes estádios: Estádio da Luz (do Benfica) e o Estádio José Alvalade (do Sporting).

Estádio da Luz - Lisboa - Portugal  - imagem: arquivo
Estádio da Luz - Lisboa - Portugal - imagem: arquivo

Já os duelos restantes das oitavas de final (quatro), que até o dia de hoje esperavam por uma confirmação quanto ao local de suas realizações, foram confirmados para ocorrerem em Portugal, entre os dias 7 e 8 de agosto - todos eles são jogos de volta desta fase.

Com a alteração na sede da Champions League 2019/2020, a final que seria realizada em Istambul, foi passado para a próxima edição, ou seja, a cidade turca irá sediar a grande decisão da Champions League 2020/2021, assim como São Petersburgo que sediaria essa final, passará para 2021/2022.

Além da Champions League, a UEFA também definiu o caminho da Euro League, que será concluída na Alemanha, entre os dias 10 e 21 de agosto, com exceção das oitavas de final que ainda não tem sede definida.