Que a Champions League é um torneio emblemático e que tem todo um charme incomum, onde nenhum outro torneio no mundo inteiro tem atualmente, isso a gente já sabe. Agora com o futebol e consequentemente com a principal competição do “Velho Continente” paralisada por causa da pandemia que assola o planeta, que tal relembrarmos um pouco desta competição que atrai milhares de torcedores e apaixonados todos os anos.
Aqui traremos para você a lista dos maiores artilheiros da história desta competição e dentro dela o “TOP 10” que ainda conta com quatro jogadores em atividade na Europa, incluindo os dois principais jogadores de futebol do mundo – Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
O estudo que iremos apresentar leva em conta os jogos a partir da fase de grupos da “era moderna” da Champions League – desde 1992 até os tempos de hoje.
Vamos aos 10 maiores artilheiros da era moderna da Champions League:
10º – Filippo Inzaghi
O ex-atacante italiano “abre” ou “fecha” o TOP 10 desta lista. Jogador que defendeu a Juventus e o Milan no torneio, marcou em sua carreira 46 gols na Champions League, sendo 17 pela Juventus e 29 pelo Milan.
9º – Shevchenko
Schevnchenko
Mais um ex-jogador. O ucraniano tem 48 gols marcados na competição, com 29 deles anotados pelo Milan, 4 pelo Chelsea e os outros 15 pelo Dínamo de Kiev.
8º – Ibrahimovic
Zlatan Ibrahimovic
Slatan que atualmente defende o Milan – da Itália, aparece na oitava colocação deste ranking, com os mesmos 48 gols de Shevchenko, mas como ainda está em atividade, aparece à frente do ucraniano. O craque sueco destes seus gols marcados na Champions League anotou seis deles pelo Ajax, três pela Juventus, seis pela Inter de Milão, quatro pelo Barcelona, nove pelo Milan e vinte pelo Paris Saint-Germain.
7º – Henry
Thierry Henry
O ex-atacante francês, Campeão do Mundo com a seleção de seu país em 1998, marcou 50 gols no torneio mais famoso do “Velho Continente”, sendo sete pelo Monaco, trina e cinco pelo Arsenal e oito pelo Barcelona.
6º – Lewandowski
Lewandowski
O atacante aqui em questão e que aparece na sexta colocação dos maiores artilheiros da história moderna da Champions League, também é o quarto maior artilheiro da competição em atividade. Ao todo, o polonês conta com 53 gols anotados, sendo 17 pelo Borussia Dortmund e 36 pelo Bayern de Munique.
5º – Van Nistelrooy
Van Nistelrooy
O ex-centroavante holandês e que defendeu clubes como o Real Madrid e Manchester United, anotou em sua carreira 56 gols na Champions League – oito pelo PSV, trinta e cinco pelo United e treze pelo Real Madrid.
4º – Benzema
Karin Benzema
O centroavante francês que defende o Real Madrid já soma 60 gols marcados pela Champions League, onde anotou doze pelo Lyon e os outros quarenta e oito pelo clube espanhol.
3º – Raul
Raul
Mais um ex-jogador aparece nesta lista. O espanhol que liderou este ranking por vários anos, atualmente ocupa a terceira colocação, com 71 gols no torneio, sendo 66 gols pelo Real Madrid e cinco pelo Schalke 04 – da Alemanha.
2º – Lionel Messi
Lionel Messi
O craque do Barcelona aparece na vice-liderança do ranking aqui já citado, com 112 gols anotados na Champions League – todos eles pelo clube espanhol, pelo qual defende desde os 11 anos de idade.
1º – Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
O craque português que hoje defende a Juventus – da Itália, é o maior artilheiro da história da Champions League, somando 126 gols, com 15 deles marcados pelo Manchester United, 105 pelo Real Madrid e 6 pela Juventus. O camisa 10 da “Velha Senhora” ao que tudo indica ficará um bom tempo na liderança deste ranking.