A última rodada da fase de grupos da Champions League foi cheia de emoções e recorde - com jogos na terça - 05 e quarta - 06 de dezembro, os 16 times que passam para a fase quente da competição foram conhecidos.

Começamos pelo Grupo A: Em partida disputada no estádio da Luz, em Portugal, o Benfica fez sua pior participação na Champions League, onde ficou zerado, literalmente zerado ao não somar nenhum ponto e na última rodada ainda perdeu em casa para o Basel pelo placar de 2 a 0, com gols de Mohamed Elyounoussi e Dimitri Oberlin. Ainda no mesmo grupo, o time comandado por José Mourinho - Manchester United, bateu o CSKA Moscou de virada por 2 a 1, com gols de Lukaku e Rashford - United e Vitinho para o CSKA.

Com os resultados da última rodada, o Manchester United ficou com a primeira colocação no grupo, com 15 pontos, o Basel em segundo com 12 pontos, CSKA Moscou com 9 pontos e o Benfica em último, com nenhum ponto conquistado - estão na próxima fase da Champions League - United e CSKA.

Grupo B: O grupo de PSG e Bayern de Munique. Com uma boa sequência de vitórias no grupo, o PSG que até então estava invicto na chave foi surpreendido pelo clube alemão; jogando no Allianz Arena, na Alemanha, o clube da casa precisava vencer os franceses por diferença de 4 gols para terminarem em primeiro lugar, e por muito pouco isso não aconteceu. Quebrando a boa sequência do PSG, o Bayern de Munique com autoridade venceu a partida por 3 a 1, com gols de Lewandowski e Tolisso - duas vezes. O Paris Saint-Germain descontou com Mbappé. Na outra partida do grupo, o Anderlecht venceu o Celtic pelo placar de 1 a 0.

Lewandowski foi o autor de um dos gols da vitória do time alemão sobre o PSG.

Mesmo perdendo na última rodada da fase de grupos, o time de Neymar e Cia conseguiu terminar a fase em primeiro, com 15 pontos, em segundo vem o Bayern de Munique, com os mesmo 15 pontos - só perdendo no saldo de gols, em terceiro o Celtic com 3 pontos e em último, o Anderlecht, com três pontos - estão classificados PSG e Bayern de Munique.

Grupo C: Um dos grupos mais parelhos, onde os times só foram classificar na última rodada. Em primeiro lugar ficou a Roma, que venceu o Qarabag por 1 a 0, com gol de Diego Perroti. Na outra partida, Chelsea e Atlético de Madrid realizaram uma verdadeira partida de Champions League, com um jogo bem disputado e marcado, tanto que a partida terminou empatada pelo placar de 1 a 1, gols de Saul e Sevic - contra para o Chelsea.

A Roma terminou em primeiro lugar no Grupo C.

Com os resultados, a Roma ficou em primeiro no grupo, com 11 pontos, seguido do Chelsea, com os mesmos 11 pontos, em terceiro aparece o Atlético de Madrid com 7 pontos e em último o Qarabag, com apenas 2 pontos somados - Roma e Chelsea seguem vivos na competição.

Grupo D: O grupo de Barcelona e Juventus. Na última rodada, o Barça encarou o Sporting, de Portugal e venceu com tranquilidade o confronto pelo placar de 2 a 0 - gols de Paco Alcácer e Mathieu contra. Jogando na Grécia, contra o Olympiacos, a Juventus do goleiro Buffon também venceu o confronto por 2 a 0, com gols de Cuadrado e Bernadeschi.

A Juve venceu seu último compromisso na última rodada da fase de grupos da Champions League.

Com os últimos resultado, o Barcelona terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 14 pontos, em segundo a Juventus com 11 pontos, seguidos por Sporting, com 7 pontos e Olympiacos, que somou 1 ponto apenas - classificados - Barcelona e Juventus.

Grupo E: Com confrontos entre Maribor x Sevilla e Liverpool x Spartak Moscou, os clubes de Paulo Henrique Ganso e Phillipe Coutinho levaram a melhor sobre seus adversários. Na primeira partida, um empate em 1 a 1, mesmo assim com uma bela exibição de Ganso, que marcou o gol do Sevilla - Marcos Tavares marcou para o Maribor. Na outra partida, o Liverpool não tomou conhecimento do clube russo ao aplicar uma sonora goleada - 7 a 0, com gols de Firmino, Salah, Mané - duas vezes e Philippe Coutinho - três vezes.

Philippe Coutinho foi o nome do jogo contra os russos.

Com os resultados finais, o Liverpool terminou em primeiro no Grupo E, com 12 pontos, em seguido vem o Sevilla, com 9 pontos; fechando o grupo na terceira colocação, aparece o Spartak, com 6 pontos e em último o Maribor, com apenas 3 pontos - classificados Liverpool e Sevilla a fase quente da competição.

Grupo F: No grupo F o Manchester City, comandado por Pep Guardiola conheceu sua primeira derrota na competição ao perder a partida por 2 a 1 para o Shakhtar Donestsk, da Ucrânia, com gols de Bernard e Ismaily; Aguero descontou para os Citizens. Na outra partida, o Feyenoord derrotou a Napoli por 2 a 1 - gols de Jorgensen e St. Juste - para os italianos, Zielinsky descontou.

Mesmo com a derrota, o City fechou o grupo F em primeiro lugar, com 15 pontos, o Shakhtar vem em segundo com 12 pontos, seguidos de Napoli com 6 pontos e Feyenoord com 3 pontos - classificados ao mata-mata, Manchester City e Shakhtar.

Grupo G: Neste grupo o Besiktas derrotou o Leipzig por 2 a 1, já na outra partida, o Porto goleou o Monaco pelo placar de 5 a 2, com gols de Alex Telles, Francisco Soares, Brahimi e Aboubakar - duas vezes.

O Besiktas terminou em primeiro lugar no grupo, com 14 pontos, seguido por Porto, com 10 pontos; em terceiro Leipzig aparece com 7 pontos e em último o Monaco, com apenas 2 pontos somados - classificados para a próxima fase da Champions League, Besiktas e Porto.

Cristiano Ronaldo é o único jogador a marcar gols em todos os jogos da primeira fase da Championsl League.

Grupo H: Por esse grupo o Real Madrid derrotou o Borussia Dortmund por 3 a 2, transformando Cristiano Ronaldo no único jogador a marcar gols em todas as rodas na primeira fase da competição. Ainda no mesmo grupo, o Tottenham não tomou conhecimento do Apoel ao golear por 3 a 0, com o resultado o time inglês terminou a fase de grupos em primeiro lugar no Grupo H, com 16 pontos, em segundo o Real Madrid aparece com 13 pontos, seguido por Borussia Dortmund com 2 pontos e Apoel na última colocação com os mesmos 2 pontos do time alemão - classificados as oitavas de final da Champions League, Tottenham e Real Madrid.