Fase final da Champions League terá presença do VAR

UEFA decidiu antecipar o uso do VAR, que estava programado para a próxima edição da competição. Jogadores que pedirem o VAR sem manifestação da arbitragem, serão punidos com cartão amarelo.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

A fase final do maior torneio de clubes do mundo terá um auxílio importante. Para os confrontos de mata-mata nesta temporada, o árbitro de vídeo será utilizado. E, por incrível que pareça, este fato surpreende muita gente.

É sabido que, politicamente, a UEFA e a FIFA divergem em vários assuntos, e o VAR é a mais recente polêmica entre as partes. Após o uso na Copa do Mundo da FIFA, a UEFA declarou publicamente que ainda não tinha certeza se o árbitro de vídeo era uma ferramenta viável na competição, já que na época, este mecanismo não estava totalmente esclarecido sobre como iria ser usado. Depois de algumas negociações, a entidade decidiu inserir o VAR já na fase de oitavas de final e, com certeza, terá um grande protagonismo.

Com isso, a UEFA declarou que não será permissiva com um mau comportamento dos atletas quanto ao VAR. O diretor de arbitragem da federação foi incisivo e disse que, se caso algum jogador clamar pelo uso da ferramenta, fazendo o conhecido gesto com as mãos, será punido com cartão amarelo. 

VAR foi utilizado na Copa do Mundo de 2018.VAR foi utilizado na Copa do Mundo de 2018.

A utilização do VAR acontecerá da mesma maneira que em competições passadas. Apenas em decisões de erro de identificação, cartões vermelhos, lances de gol ou pênaltis. Além disso, será mantida a ideia de que, embora seja auxiliado pela visão externa, a soberania das decisões sempre será do árbitro e campo. 

O uso previsto desta ferramenta era para a próxima edição da competição, porém, por motivos desconhecidos, a UEFA decidiu antecipar a utilização do VAR. Esta mudança representa uma nova era na história do fitebol, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, para garantir um jogo mais justo ( ou mais polêmico).

Mais sobre: champions-league var
Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal