Colocada no papel, a nova Champions League que deverá ter sua primeira edição em 2024, deve ser aprovada pela UEFA já no próximo mês de março, segundo as últimas informações vindas do "Velho Continente".

O jornal espanhol "Marca" publicou nesta sexta-feira detalhes sobre o novo formato que a maior competição futebolística da Europa terá a partir de então, indicando que o torneio passará a ter mais duelos entre gigantes europeus, uma divisão de nível entre as equipes e uma fase de pontos corridos, que valerá vaga no mata-mata.

Atual formato

Ainda segundo a publicação, o atual formato da Champions League, com 32 equipes divididas em grupos, deverá ser extinta para dar lugar a "Liga Virtual", onde essa fase passaria a contar com 36 equipes participantes, vindas através de níveis, com os times sendo escolhidos como hoje em dia (divididos em potes). Essas equipes da mesma "prateleira" se enfrentariam mais vezes, também pegando times de outros níveis, sempre em partidas de ida somente.

Essa fase de "pontos corridos" garantiria oito vagas para as oitavas de final, e as oito outras vagas sairiam de uma eliminatória ainda a ser determinada. O objetivo deste novo formato da Champions League é o de ter o maior número de jogos considerados grandes, que no atual formato são raros na fase de grupos, costumados a ocorrer somente na fase de mata-mata.

Com esse novo formato, ao menos estariam garantidos seis confrontos considerados grandes para os principais clubes participantes. Com isso, a UEFA acredita acalmar os ânimos dos grandes clubes que já pensam em criar uma "Superliga Europeia" com a participação tão somente dos principais times que se enfrentariam ao longo da temporada.

A nova Champions League está nas mãos de uma comissão criada para elaborar o torneio, que ainda está em fase de rascunho; aguardemos!