Com a Champions League se encaminhando para a fase quente de mata-mata, confira aqui nesta matéria quanto cada time poderá receber se vencer o torneio, que nesta temporada pagará menos que em anos anteriores; confira.

Não é apenas uma classificação a fase mata-mata, mas sim a garantia de turbinar as finanças de todos os clubes que até aqui chegaram, onde não é a toa ver diversos times se endividando para tentar voltar à competição, que em premiação da um bom valor a esses. Só por chegar a fase de grupos da Champions League, esses times já garantem milhões em premiação - isso sem contar com as cotas da TV.

Menor valor pago por cotas de Televisão na temporada 2020/2021

Por conta da pandemia da COVID19, essas cotas também foram diminuídas, mas não a ponto de um time não querer estar disputando o torneio, onde segundo informações do jornal inglês "The Times", as equipes participantes desta edição da Champions League ficarão com pelo menos 4% a menos que na última edição.

Mas qual é a premiação em dinheiro pago pela Champions League 2020/2021?

De acordo com os números oficiais da premiação referente à temporada 2019/2020, um time que chegar a final com 100% de aproveitamento, poderá arrecadar algo em torno de 132,7 milhões de euros - visto que além dos times receberem 15 milhões de euros quando se classificam para a fase de grupos, cada vitória aqui dá direito a mais 2,7 milhões de euros. No entanto, o cenário na temporada 2020/2021 é outro, assim sendo, confira comigo abaixo quanto um time campeão desta edição da Champions League poderá levar, em cada uma das fases.

Participação na fase de grupos: 15 milhões e 250 mil euros

  • Empates: 900 mil euros
  • Vitórias: 2,7 milhões de euros

Classificação as oitavas de final: 2,7 milhões de euros

Classificação as quartas de final: 10,5 milhões de euros

Classificação as semifinais: 12 milhões de euros

Vice-Campeão: 15 milhões de euros

Campeão: 19 milhões de euros

Vale lembrar que esses números são baseados na temporada passada, onde nesta, ainda há uma redução de 4% projetada, segundo o "The Times", assim sendo, a premiação para o campeão da Champions League 2020/2021 teria uma redução de 5,3 milhões de euros, ou seja, o time que chegar a levantar a "Orelhuda", vencendo todos os seus jogos nesta edição, poderá levar algo em torno de 127,4 milhões de euros.

Salientamos que os clubes participantes também recebem um valor em dinheiro de acordo com o "fator mercadológico" de cada um deles. Fator mercadológico esse que é determinado por indicadores como: posição do time em sua liga, posição na Champions League e total de times daquele país participante no torneio.

Desta forma, dependendo da avaliação aqui acima apontada, cada equipe receberá uma parte do montante total - isso se referindo a cada liga.

Ranking de Coeficiente dos Clubes

Além disso, há também uma premiação avaliada no histórico de cada time nos últimos 10 anos na Champions League, onde a UEFA utiliza o "Ranking de Coeficiente dos Clubes", que leva em conta a participação destes times em todas as competições internacionais que cada equipe participou neste período; para assim dividir os 585 milhões de euros entre todas as equipes que disputam a edição atual do torneio aqui em destaque.

Vale ressaltar que até o fechamento desta matéria a UEFA não tinha ainda divulgado oficialmente os valores a serem distribuídos entre os times participantes na edição 2020/2021 da Champions League. Valores esses que nos próximos dias serão conhecidos.