Fala, cartoleiro!! Buscando a melhor estratégia para mitar no Cartola FC, e além disso, ganhar algumas cartoletas para o seu esquadrão? Fique tranquilo, pois iremos explicar aqui como você pode valorizar seu time na 4ª rodada do maior fantasy game do futebol brasileiro em 2020.

Após o fim da terceira rodada, onde a média dos cartoleiros foi de aproximadamente 59 pontos, a rodada deste meio de semana traz alguns favoritos, como Internacional e Corinthians. Assim, estas equipes devem ser unanimidade entre os cartoleiros. Entretanto, se o seu pensamento é de conseguir uma pontuação interessante e ainda adquirir patrimônio para o restante da temporada, iremos mostrar qual a melhor maneira para você, cartoleiro, conseguir tudo isso.

Na quarta rodada, vale lembrar, é mais difícil de conseguir grande valorização de seu time, pois a média da grande maioria dos jogadores já está estabelecida, não permitindo grandes alterações (exceto, claro, em casos de grandes pontuações). Por isso, é importante que, caso tenha alguma oportunidade, escolha jogadores que ainda não atuaram em todos os jogos do Campeonato Brasileiro.

Veja como valorizar seu time na 4ª rodada do Cartola FC

As três primeiras rodadas do Cartola FC são cruciais para definir o seu patrimônio no restante da temporada. Isso porque o game, para realizar os cálculos de valorização e desvalorização dos jogadores, trabalha com o sistema de média de pontuação, e por isso, muitos cartoleiros utilizam o início da temporada exclusivamente para aumento de seu patrimônio, para poder escalar os melhores jogadores no restante da temporada.

1ª rodada

Na primeira rodada, é necessário que os cartoleiros escolham jogadores com custo médio, para que a pontuação necessária para valorização não seja tão grande. Normalmente, na primeira rodada do game, o jogador precisa fazer uma pontuação que atinja por volta 50% de seu preço, para começar a valorizar. Sendo assim, se o jogador tem custo de C$10, por exemplo, precisaria fazer pelo menos 5 pontos para iniciar sua valorização. Lembrando que esta fórmula não é exata, e o Cartola FC não divulga suas fórmulas de valorização oficiais.

2ª rodada

Já na segunda rodada do game, o cálculo é bastante diferente. É interessante que você escale jogadores que tiveram grande valorização na primeira rodada, pois com isso, a média dos mesmos já estará bem alta. Sendo assim, a pontuação somada das rodadas 1 e 2 terá que ser maior do que seu preço.

Exemplo: O jogador custa C$ 10 e fez 4 pontos na primeira rodada. Assim, ele precisaria fazer pelo menos 6 pontos na segunda rodada (4+6=10) para iniciar nova valorização. Outro exemplo: O jogador custa C$ 7 cartoletas e atingiu 6 pontos na primeira rodada. Assim, precisaria de apenas um ponto para ter nova valorização.

3ª rodada

Na 3ª rodada, muda-se o cálculo novamente. Prefira jogadores que tiveram uma desvalorização na 2ª rodada, pois com isso, há grande possibilidade de fazer uma pontuação melhor desta vez, e com isso, aumentar sua média.

O melhor critério de escalação para o seu time é escolher jogadores que, obviamente, tenham bom potencial de pontuação na rodada, mas que tenham baixa média ou que estão desvalorizados, pois assim, estes jogadores não necessitam de grande pontuação para valorizar, e com isso, trazer cartoletas para o seu time.

4ª rodada

A partir da 4ª rodada, a maneira com que você ganha cartoletas é basicamente a mesma. Com a média da maioria dos jogadores já estabelecida pelo game, é mais difícil que você consiga uma grande valorização, pois apenas com o jogador escalado "mitando", ele terá a sua média sofrendo grande alteração.

Para isso, é interessante que você escolha jogadores que tiveram baixa pontuação na 3ª rodada, pois como estão desvalorizados, não é necessária grande pontuação desta vez para aumentar sua média, valorizar, e com isso, gerar patrimônio ao seu esquadrão.

  • - Prefira jogadores que foram bem na primeira rodada e mal nas demais. Como eles perderam muitas cartoletas nas duas últimas rodadas, em caso de desempenho médio, jã irão valorizar.

Caso você tenha poucas cartoletas, opte por uma esquema tático com apenas dois atacantes (4-4-2 ou 3-5-2), pois estes estão muito valorizados e custam caro, entre 15c e 20c. Jogadores de defesa e do meio-campo custam menos e podem fazer boas pontuações com roubadas de bola e assistências.

Na defesa, opte por defensores que pontuem bem mesmo sem garantia de SG, pois este ano os visitantes estão marcando gols em quase todos os jogos, e se o seu jogador é dependente do saldo de gols para pontuar, será difícil alcançar uma pontuação interessante, e com isso, pode tirar cartoletas de seu time.

Dicas de valorização para a 4ª rodada do Cartola FC

Pelos jogos que teremos na rodada 4, Internacional e Corinthians despontam como favoritos para vencer os duelos, pois enfrentam dois adversários "teoricamente" mais frágeis em seus domínios. Assim, veja alguns jogadores que podem valorizar nesta rodada com poucos pontos::

- Marcelo Lomba-GOL / Internacional (C$ 11,09) - Com média de 1,3 pontos em 3 jogos, o goleiro do colorado vem de -4,7 pts do último jogo. Assim, com qualquer pontuação positiva, já irá valorizar.

- Victor Cuesta-ZAG / Internacional (C$ 10,70) - Um dos mais escalados já da rodada, sempre pontua bem ainda mais jogando em casa. Contra o Fluminense na 3ª rodada marcou -1,8 pt e agora com 3 ou mais pontos já terá nova valorização.

- Arboleda-ZAG / São Paulo (C$ 8,91) - Vem de -3,2 pts do último jogo contra o Vasco e pega agora o Bahia em casa. Com média por volta de 1 ponto, é o que precisará atingir agora para valorizar.

- Jô-ATA / Corinthians (C$ 12,42) - Enfrenta o Coritiba em casa e vem de 0,8 pts contra o Grêmio. Com média de 7,35, precisa por volta de 4 pontos na rodada para valorizar.

E aí, gostou das dicas? Acompanhe o Minha Torcida e se inscreva também no Cartolei, nosso canal que traz indicações de jogadores a cada nova rodada.