O Cartola FC já está mexendo com os cartoleiros há algumas semanas. Com sua data de início definida, e com os preços iniciais dos jogadores sendo anunciados de forma gradual, outro ponto importante foi anunciado pela equipe do game para esta temporada e pode alterar bastante a pontuação da maioria dos jogadores, e por consequência, dos esquadrões no geral.

Acompanhe diariamente o Minha Torcida e se inscreva também no Cartolei, nosso canal no YouTube que traz indicações de jogadores toda rodada. Vários conteúdos legais para te ajudar a montar o time ideal e mitar sairão toda semana. Daremos dicas de times a cada nova rodada.

Desarme substitui roubada de bola no Cartola FC

Esta foi a mudança mais polêmica entre os cartoleiros: o desarme. A partir desta temporada, a roubada de bola, fundamento que contabilizava 1,5 ponto a cada vez que um jogador tomasse a bola de seu adversário, será oficialmente banida da edição 2020 do game. Entretanto, para substituir o scout, o desarme foi implementado pelos desenvolvedores do Cartola FC. Mas, como irá funcionar exatamente? Foi justamente pensando nisso que iremos explicar exatamente como isso irá funcionar. Confira:

Como irá funcionar o desarme no Cartola FC 2020

Basicamente, será mais fácil o jogador pontuar com o desarme do que com as roubadas de bola nas edições passadas do game. O scout, que valerá 1 ponto, será contabilizado de fato quando o jogador realizar a ação de impedir que o seu adversário complete o passe, não necessariamente ficando com a posse de bola, como um "corte" de passe, por exemplo. Por esta ação acontecer mais vezes durante o jogo do que as roubadas de bola, sua pontuação é um pouco menor. Vale lembrar que, mesmo se a bola for para fora após a ação (escanteio ou lateral, por exemplo), ele pode ser contabilizado.

Entretanto, algumas situações não serão contabilizadas como desarme, como proteção sem tocar a bola, ou em situação de passe errado. Justamente por ser muito específico, deve gerar novamente muita polêmica entre os cartoleiros, assim como já ocorria com as roubadas de bola.

O desarme é apenas uma das várias mudanças de avaliação e scouts que foram implementadas na edição 2020 do Cartola FC. Vários scouts, como finalizações e defesas difíceis, por exemplo, foram divulgados, de acordo com mudanças no sistema de estatísticas usado pelos desenvolvedores do game.