Agora é oficial!! O Campeonato Brasileiro já tem data para começar, e com ele, o Cartola FC também já tem data de início. No dia 9 de agosto, o Brasileirão terá a sua 1ª rodada, e com isso, os cartoleiros poderão escalar os seus esquadrões pela primeira vez no ano de 2020.

Entretanto, antes de você, cartoleiro, sair escalando seu time, é necessário saber todas as novidades e modificações desta temporada, desde as alterações nos critérios de scouts, até mesmo os preços que já foram estabelecidos para alguns jogadores, e que foram divulgados de forma oficial nas últimas semanas. E, justamente pensando nisso, iremos elencar aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a edição 2020 do Cartola FC.

Novidades nas pontuações do Cartola FC em 2020

Defesas difíceis

Sim, a primeira mudança anunciada oficialmente pelo Cartola FC, é relacionada as defesas difíceis. Nas edições anteriores, o critério para os goleiros receberem a pontuação era menos rigoroso, e cada defesa difícil praticada contabilizava 3,5 pontos.

Para a edição de 2020, cada defesa difícil valerá mais, passando de 3,5 para 4 pontos. Entretanto, além do aumento na pontuação, o rigor será diferente, e deve ser mais difícil que os goleiros pratiquem tantas defesas difíceis como em 2019, por exemplo. A maneira com que será definida uma defesa difícil ou não, não foi divulgada, mas nas edições anteriores, geralmente era contabilizado quando o goleiro não era capaz de segurar a bola após o chute.

Mudanças relacionadas às finalizações

Outra mudança importante para esta temporada está relacionada às finalizações. Para esta temporada, duas hipóteses sofrerão alterações na pontuação, e serão bem diferentes do que vinha acontecendo nas edições anteriores do game. São elas:

1ª hipótese: Quando o jogador chuta, o goleiro espalma e a bola bate na trave, será contabilizada finalização na trave, diferente dos anos anteriores, onde era contabilizada finalização defendida. Assim, nesta situação, o atacante receberá 3 pontos por finalização na trave.

2ª hipótese: Caso o jogador chute, e o defensor evite o gol "em cima da linha", será contabilizada ao atacante finalização defendida, mesmo que o goleiro não toque na bola. Anteriormente, não era contabilizada nenhuma pontuação. Vale lembrar que, o defensor que evitar o gol, não receberá nenhuma pontuação.

Preços de jogadores estão sendo divulgados

A última grande novidade desta edição do Cartola FC é a divulgação do preço dos principais jogadores de cada posição. A cada dia, dois jogadores tem suas precificações definidas e anunciadas no perfil oficial do game em suas redes sociais. Confira quem e quanto custam alguns jogadores desta temporada do Cartola FC:

JOGADOR TIME POSIÇÃO CUSTO (EM CARTOLETAS)
Cássio Corinthians Goleiro C$12
Felipe Alves Fortaleza Goleiro C$7
Danilo Barcelos Botafogo Lateral C$6
Victor Ferraz Grêmio Lateral C$9
Bruno Alves São Paulo Zagueiro C$12
Lucas Fonseca Bahia Zagueiro C$6
Jonatán Gómez Sport Meio-campo C$7
Willian Arão Flamengo Meio-campo C$10
Rafael Moura Goiás Atacante C$8
Willian Palmeiras Atacante C$15
Vanderlei Grêmio Goleiro C$5
Moisés Internacional Lateral C$5

A tendência é de que até a abertura do mercado para a primeira rodada, todos os principais jogadores tenham seus preços anunciados no game. Outro ponto importante é que você cartoleiro, pode ajudar a definir o custo de alguns jogadores para esta temporada, pois no perfil oficial do game no Twitter, é disponibilizada uma enquete, e o jogador vencedor, terá seu preço inicial fixado em C$5.

O Cartola FC já é o maior fantasy game de futebol do Brasil, e em 2019, teve cerca de 8,6 milhões de times cadastrados. Além disso, o jogo trouxe para a Rede Globo aproximadamente R$17,3 milhões, graças ao pagamento de serviços premium.

Acompanhe diariamente o Minha Torcida e se inscreva também no Cartolei, nosso canal no YouTube que traz indicações de jogadores toda rodada. Vários conteúdos legais para te ajudar a montar o time ideal e mitar saem toda semana.