Olá cartoleiro. Chegamos a mais uma rodada do nosso Cartola FC e alguns times já despontam tendo os jogadores mais escalados. Com muitos duelos difíceis nesta rodada do brasileirão, incluindo o clássico carioca entre Botafogo e Fluminense, alguns times pode ter, teoricamente, uma "vida mais fácil" nesta rodada. Flamengo, Athletico, Avaí e Santos aparecem com mais chances de vencer e podem te ajudar a pontuar bem. Lembrando que o Flamengo ainda joga pela Libertadores neste meio de semana e não tem definição de time para o domingo, o que pode prejudicar os cartoleiros desavisados, visto que os mais escalados da rodada até agora são do rubro-negro carioca.

A pontuação média na rodada 3 do Cartola ficou em 43 pts, bem abaixo de anos anteriores, mostrando que a edição deste ano está "derrubando" os cartoleiros que vêm apostando em jogadores medalhões e que pontuavam bem no ano passado (Fred que o diga). Ainda assim, dá pra alcançar um bom número de pontos se você acertar o capitão (outra coisa que vendo sendo complicada), pois este faz muita diferença no jogo.

Na última rodada, a seleção dos maiores pontuadores teve nomes pouco conhecidos dos cartoleiros, sendo três deles do Fluminense - Yony Gonzalez (18.8 pts), Luciano (16.1) e Matheus Ferraz (13.9); e dois do Atlético/MG - Nathan (11.8) e Guga (16.7 pts), times que jogaram fora de casa. Os mais escalados mais uma vez deixaram a desejar, limitando a pontuação da galera.

Para esta 4ª rodada, montamos um time com jogadores de clubes que jogam em casa e que têm um certo favoritismo na rodada. Utilizamos a formação 4-3-3, tendo em vista que há boas possibilidades da turma lá da frente "meteli o goli". Confira:

Preço do time - 110.95c

Goleiros
Santos (ATL/PR) - 5.03c - O Atlhetico pega o Bahia na Arena da Baixada. Com bom poder ofensivo, o time de Roger Machado pode exigir também defesas difíceis do arqueiro do time da casa. Santos já tem 4 defesas difíceis e pode ter SG nesta rodada.

Outras opções - Vanderlei (SAN), Marcelo Lomba (INT) e Cassio (COR).

Laterais
Jorge (SAN) - 10.4c - O Santos enfrenta o Vasco no Pacaembu e Jorge apoia bem o ataque do time de Sampaoli. Pode dar assistências e fazer gols, sem contar um possível SG. Outra boa opção para a posição é Victor Ferraz, também do Santos, que vem de 11.5pts na última rodada (mas pode desvalorizar em caso de baixa pontuação).

Renê (FLA) - 6.02c - Outro que foi muito bem no cartola ano passado, enfrenta a Chapecoense em casa e pode sair com SG. É ladrão de bola e pode dar assistências. Custa pouco e vale a aposta.

Outras boas opções - Fagner (COR), Renan Lodi (ATL/PR) e Guga (ATL/MG).

Zagueiros
Marquinhos Silva (AVA) - 7.48c - O Avaí pega o CSA em casa e o zagueiro vem pontuando bem. Em 3 jogos já são 7 roubadas de bola e pode contar ainda com o bônus de SG, caso não seja vazado. Ótimo custo/benefício se você tem poucas cartoletas.

Leo Pereira (ATL) - 9.10c - Sempre muito escalado, o zagueiro tem atuações sólidas na zaga e dificilmente negativa. Pega o Bahia em casa e pode sair com SG. Já tem 6 roubadas de bola e 1 gol na edição deste ano.

Outras boas opções - Victor Cuesta (INT), Rodrigo Caio (FLA) e Pedro Geromel (GRE)

Meio Campo
Leo Sena (GOI) - 6.03c - Leo Sena é um dos destaques do cartola deste ano. Com boas pontuações nas 3 primeiras rodadas, tem média de quase 4 pts e é um bom ladrão de bolas (já tem 10 RB). O Goiás pega o Ceará em casa e ele pode novamente fazer bons pontos. É a nossa aposta.

Carlos Sánchez (SAN) - 12.42c - Tem um custo um pouco elevado, mas pode jogar mais ofensivamente contra o Vasco no Pacaembu e tem grande possibilidade de gol e assistência frente a fraca defesa vascaína. Já tem 2 roubadas de bola e 1 gol neste Brasileiro.

Arrascaeta (FLA) - 13.75c - Um dos maiores mitadores do ano passado pelo Cruzeiro, está de volta. Com média de 6.55pts em duas rodadas, "Arrasca" já tem 1 gol e 2 roubadas de bola neste ano. Ainda não é considerado titular no time de Abel Braga, mas quando entra produz bem. É a nossa aposta para capitão nessa rodada enfrentando a Chapecoense no Maracanã. É importante frisar que o Flamengo joga ainda pela Libertadores neste meio de semana e Arrascaeta pode não jogar no domingo. Então, atenção!

Outros nomes - Patrick (INT), Nikão (ATL), Jean Mota (SAN) e Everton Ribeiro (FLA).

Ataque
Rony - 12.19c - Tem média de 6,3 pts nas 3 rodadas do game, contando um gol e uma assistência. Além disso, finaliza bastante e deve agredir bastante a defesa do Bahia jogando em casa. Tem um custo elevado, mas levando em conta outras opções do ataque, é considerado acessível.

Rodrygo - 12.04c - Outro custando na casa de 12 cartoletas, tem 8 finalizações até agora e ainda não marcou. Ainda assim, tem média de 8,4 pontos (acredite) e pega o Vasco em casa. Tem boa possibilidade de marcar gols e dar assistências.

Guerrero - 11.46c - Mesmo tendo um confronto complicado contra o Cruzeiro no Beira-Rio, Guerrero sempre vai bem jogando em casa. Vem de 12 pontos contra o Flamengo e uma negativada contra o Palmeiras jogando em São Paulo. Ainda assim, vale a aposta. Tem 1 gol e 3 finalizações e uma média de 4,7 pts no jogo. O Cruzeiro também já levou 4 gols em 3 jogos e vem tendo problemas defensivos neste início de campeonato.

Outras boas opções - Gabriel (FLA), Bruno Henrique (FLA), Marco Ruben (ATL) e Nico Lopes (INT).

Treinador
Geninho (AVA) - 5.03c - O mais "acessível" pra posição, Geninho enfrenta o CSA em casa e pode grantir bons pontos em caso de vitória. Escalamos Geninho pois os outros treinadores custam muito ou têm jogos mais difíceis na rodada. Abel Braga-FLA (9.85c) e Sampaoli-SAN (10.31c) também são boas opções, mas têm um valor alto se você possui poucas cartoletas.

Veja no campinho como ficou nosso time:

E aí, já escalou seu time? Deixe as suas opções nos comentários!