Cartola FC: Surpresas e decepções da Rodada 2

Com muitas decepções e algumas surpresas, separamos quem deixou o cartoleiro na mão dessa vez. Santos X Fluminense e Botafogo X Bahia ainda fecham a rodada e podem salvar alguns por aí.

Por Adriano Maas
Compartilhe

Restando ainda dois jogos para o término da 2ª rodada do Brasileirão, os cartoleiros de plantão não devem estar nada contentes com o desempenho de seus jogadores até aqui. Assim como na primeira rodada, esta também será de pontuações médias baixíssimas. Isso porque os mais escalados não corresponderam e deixaram os gurus na mão.

Com muitas decepções e algumas surpresas na rodada até aqui, separamos alguns jogadores quem deixaram a desejar e quem teve resultado acima da média esperada. Vamos lá!

Lembrando que dois jogos fecham a 2ª rodada nesta quinta-feira: Santos e Fluminense, às 19h15 na Vila Belmiro; e Botafogo x Bahia (20h) no Engenhão. Se você ainda tem jogadores destas equipes, boa sorte.

Quem decepcionou na Rodada 2

Fred (CRU) - Mais uma vez o mais escalado pela galera, batendo recorde no game (3,3 milhões de escalações) anotou apenas 0.2 pts e complicou a pontuação da turma que deu a braçadeira de capitão a ele. Acertar o capitão no Cartola segue sendo determinante para uma pontuação razoável. Fred era a esperança da mitada da galera, pois enfrentava um Ceará teoricamente mais fraco em casa e poderia fazer gols.

Geromel (GRE) - Um dos mais escalados do Grêmio que enfrentou o Avaí em Florianópolis, vinha bem até o fim do jogo somando os pontos de SG. Só não contava com o fogo amigo de Michel, que marcou contra e fez sua pontuação despecar de 5,6 pra míseros 0,6. Como Geromel foi bem na primeira rodada (fez 8pts) deve desvalorizar pouco, pois sua média nas duas rodadas é de 4,3.

Bruno Henrique (FLA) - Muito citado como opção para valorização nessa segunda rodada, já que vinha com 21 pts na bagagem da primeira, negativou dessa vez (-2 pts), enlouquecendo os milhares que apostavam em uma nova valorização do atacante.

Everton (GRE) - Outro muito escalado no ataque, foi preservado por Renato no jogo contra o Avaí. Entrou aos 20 minutos do segundo tempo e pouco fez. Na verdade nada fez e terminou com -0,3. Mais um dos mais escalados que deixou a galera na mão.

Ricardo Bueno (CEA) - O maior pontuador da primeira rodada (22 pts) teve a chance de alegrar milhares que apostavam em uma nova valorização quando teve um pênalti a seu favor. Só não contava com a noite inspirada de Fábio. Resultado: Penâlti perdido e -4,9 pts na conta. Outro que vai ter desvalorização, pequena, mas vai.

Entram na lista de decepções ainda Paulo Victor (GRE) com -3,5 pts, Vágner Love (COR) que fez -2,8pts, Tadeu (GOI) -1,3pts, Fábio Santos (ATL) -1,2pts e Pedrinho (COR) com apenas 0,8 pts.

Surpresas e decepções da Rodada 2 do Cartola FC
Surpresas e decepções da Rodada 2 do Cartola FC

Quem surpreendeu na rodada 2

Fábio (CRU) - O goleiro cruzeirense foi preterido por ter negativado na primeira rodada, o que diminuía muito as chances de valorização. Contra um Ceará em casa, onde teoricamente não teria muito trabalho, quem fizesse apenas os 5 pts de SG (Saldo de Gols) já estaria bem satisfeito. Mas Fábio foi além, fez 3 defesas difíceis, pegou pênalti e saiu sem tomar gol no jogo. Resultado: 21 pts na conta, valorização e a faixa de craque da rodada.

Carlos Augusto (COR) - O lateral de 20 anos, oriundo das categorias de base do Corinthians fez bonito, anotou gol contra a Chape e cravou 14,5 pts, a segunda maior pontuação da rodada até o momento (somente atrás de Fábio).

Fágner (COR) - Esse sim, um dos mais escalados pelos cartoleiros não decepcionou e cravou 14,1 pts. Com 5 roubadas de bola e o SG na conta, vai valorizar o patrimônio do pessoal.

Paolo Guerrero (INT) - Em sua estreia no campeonato, o preço de 13 cartoletas parecia alto pra arriscar no peruano. Fez gol, cravou 12 pts e vai valorizar.

Elias (ATL) - Meia do Galo que enfrentou o Vasco fora, não era aposta dos cartoleiros, que viam em atletas do Corinthians e Cruzeiro outros melhores para a posição. Fez gol, roubou bolas e terminou com 13,2 pts pra alegria de quem o escalou.

Guga (ATL) - Outro muito escalado na primeira rodada (quando negativou) mostrou a que veio e mesmo perdendo os 5 pts de SG contra o Vasco, anotou 8,8 pts com uma bela atuação. Vale ficar de olho para as próximas rodadas.

Outros que foram bem e vão valorizar: Antony (SAO) 10,7pts, Dedé (CRU) 10,6pts e Arrascaeta (FLA) 11,6 pts. Alexandre Pato (SAO), também muito escalado na primeira rodada quando fez -0,5, desta vez anotou gol e terminou com 10,4.

Mas se você foi mal desta vez, não fique triste cartoleiro. Fim de semana já tem nova rodada e é mais uma oportunidade de mitar. Boa sorte!

Entendendo a valorização na 2ª Rodada

Teoricamente, o cartola usa uma fórmula para calcular os valores dos jogadores nestas primeiras rodadas da competição para balancear o custo dos atletas pela performance. É feita uma média aritmética das notas das duas primeiras rodadas (soma das duas notas e divisão por 2), onde o valor médio é levado em conta. Para saber o que um jogador precisa para valorizar, é utilizado um cálculo baseado em 45% do valor do atleta. Ex: Se ele custa 10c, precisaria ter média de pontos acima de 4,5 pts nas duas primeiras rodadas para valorizar. Esses 45% não são exatos, podem variar um pouco, para mais ou menos, mesmo assim, ficam muito próximo do valor real.

OBS: Essa fórmula não é divulgada pelo Cartola FC oficialmente e é apenas uma BASE para cálculo, portanto, pode variar.

Outro exemplo: Bruno Henrique do Flamengo. Como fez 21 pts na primeira rodada e custava 21,51 cartoletas no início da segunda, com o cálculo de 21,51 x 0,45 = 9,67 pontos seria a média necessária para valorizar, lembrando que isso é a média das duas rodadas. Como ele fez 21 pontos na primeira rodada, e agora - 2, o cálculo fica 21 - 2 = 19, dividido por 2 = 9,5. Ou seja, mesmo negativando nesta rodada, vai desvalorizar pouco, menos de 1c.

Comente, compatilhe e deixe a sua decepção ou surpresa da rodada aí pra gente ;)

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal