A primeira e grande novidade do Cartola FC para a edição 2021 do game foi a implementação do banco de reservas. Entretanto, com a novidade, também surgem muitas dúvidas por parte dos cartoleiros, como por exemplo, quais serão os jogadores disponíveis para escalação na ferramenta.

E, é justamente para ajudar você, cartoleiro, a saber tudo sobre a grande novidade do Cartola FC em 2021, que iremos mostrar aqui, tudo o que você precisa saber sobre o banco de reservas no maior fantasy game do futebol brasileiro.

Entenda o banco de reservas no Cartola FC 2021

Como funciona?

Basicamente, o banco de reservas será essencial para você não perder jogadores nas rodadas. Serve como um "porto seguro", ou seja, para que pelo menos 11 de seus escolhidos em cada rodada atuem no seu esquadrão.

O funcionamento do banco de reservas tem 3 premissas básicas:

  1. O uso será opcional. Ou seja, você terá o banco de reservas disponível, mas seu uso não será obrigatório. Você usa quando e como quiser;
  2. Será disponibilizado um jogador por cada posição. Ou seja, você terá 5 opções para o banco de reservas a cada rodada;
  3. O uso do banco de reservas será da seguinte maneira: Você poderá escolher jogadores com o custo abaixo do mais barato do setor.

Exemplo: Se você optar por um esquema com 3 atacantes, e o mais barato entre os titulares tiver o custo de C$6, o escolhido no banco de reservas terá que ter custo inferior a C$6. Essa regra funciona para todas as posições.

Plataforma do banco de reservas do Cartola FC faz sua estreia em 2021. (Foto: Reprodução)
Plataforma do banco de reservas do Cartola FC faz sua estreia em 2021. (Foto: Reprodução)

O ponto mais importante sobre o banco de reservas é: SÓ SERÁ CONTABILIZADA A PONTUAÇÃO DO JOGADOR RESERVA, SE O TITULAR NÃO ENTRAR EM CAMPO. Esta dúvida surgiu de muitos cartoleiros, mas se o seu escolhido como titular entrar em campo, independente do momento do jogo, será contabilizada a sua pontuação, mesmo que seja 0 pontos.

Ordem de prioridades

Se dois jogadores da mesma posição não atuarem, existe uma lista de prioridades para dizer quem será ou não substituído de sua escalação na rodada. A ordem é a seguinte:

  1. Se o atleta é capitão
  2. Atleta de maior valor
  3. Ordem alfabética

Se o seu jogador titular for o capitão, a braçadeira de capitão será repassada automaticamente ao reserva que entrou no lugar dele. Se o seu capitão for o segundo da posição a não jogar, você ficará SEM CAPITÃO na rodada, pois seu reserva já entrou na vaga de outro jogador da posição.

Diferente do que era esperado, o banco de reservas estará disponível para todos os cartoleiros, e não apenas para quem assina o plano PRO. O custo do plano é de R$54,90 para os novos assinantes, e de R$44,90 para quem assinou o plano PRO na edição de 2020 do game.

A edição de 2021 do Cartola FC já se iniciou, mas primeira rodada será apenas no dia 29 de maio. O horário de funcionamento do mercado do game também mudou, ou seja, nesta temporada, o mercado se encerra 30 minutos antes do primeiro jogo de cada rodada. Na temporada passada, o fechamento do mercado acontecia 1 hora antes do primeiro jogo de cada rodada.

Confira abaixo as partidas da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021:

  • Flamengo x Palmeiras
  • Ceará x Grêmio
  • São Paulo x Fluminense
  • Bahia x Santos
  • Internacional x Sport Recife
  • Chapecoense x RB Bragantino
  • Corinthians x Atlético-GO
  • Atlético-MG x Fortaleza
  • Athletico x América-MG
  • Cuiabá x Juventude