A Federação Paulista de Futebol segue a mesma linha da CBF e de outras federações e anuncia a paralisação do Campeonato Paulista – Séries A1 e A2. A mesma foi decidida após reunião com os clubes da primeira divisão estadual, na sede da entidade.
A FPF declarou que a medida foi tomada para minimizar os efeitos da pandemia que afeta o planeta inteiro – aqui entenda o “coronavírus”. Porém, à medida que foi aceita de forma unânime pelos clubes; teve algumas discussões – inicialmente, os quatro maiores clubes do estado votaram pela paralisação, enquanto dirigentes de clubes menores buscavam outras alternativas como, por exemplo, antecipar para essa semana a realização das duas últimas rodadas da primeira fase, no entanto, acabaram sendo convencidos do contrário.
O último jogo pelo Campeonato Paulista antes desta suspensão irá ocorrer nesta segunda-feira, às 20h, no estádio Brinco de Ouro, entre Guarani e Ponte Preta – com portões fechados. Esse clássico encerra a décima rodada do estadual, iniciado na última sexta-feira. Ao longo desta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol irá tomar medidas quanto ao que fazer com os clubes da Série A3 – a tendência é de paralisação.
Na saída da sede da FPF, o presidente do Santos – José Carlos Peres disse o seguinte:
“Todos nós temos responsabilidades. Tomamos a decisão também para servir de exemplo para outras categorias pararem. Vamos fazer uma avaliação a cada sete dias”, declarou.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde já havia orientado que eventos esportivos de grandes proporções só fossem realizados com portões fechados caso não houvesse tempo hábil para adiá-lo ou cancelá-los. Por esse motivo a décima rodada que se encerra nesta segunda-feira foi mantida.