O que esperar do Campeonato Mineiro 2018

Estadual terá o Campeão da Copa do Brasil e o Campeão da Série B.

Por
Compartilhe

Seguindo nosso apanhado sobre como estão se preparando os principais clubes do país para a disputa dos respectivos estaduais (já falamos do Paulista e Carioca), hoje vamos falar do Campeonato Mineiro. Em 2017 o Atlético se sagrou campeão, porém terminou o ano comemorando, constrangedoramente, um 9º no Campeonato Brasileiro. Já o Cruzeiro, vice-campeão estadual, fechou o ano cumprindo tabela no Brasileirão por ter conquistado a Copa do Brasil. Menção honrosa para o América-MG, campeão de uma Série B que tinha como favorito absoluto o Internacional de Porto Alegre.

Como funciona o campeonato?

Os 12 clubes da primeira divisão estadual se enfrentam em turno único entre sí. Os oito primeiros colocados se cruzam nos mata a mata para as quartas-de-final, semifinal e final até decidir o Campeão Mineiro 2018. Os dois piores da primeira fase serão rebaixados. 

E como estão se preparando os principais clubes de Minas Gerais?

Atlético Mineiro

O Galo tinha nomes de peso no ano passado, mas ficou em branco sem títulos importantes, por isso, a direção optou por dispensar, negociar e remanejar alguns jogadores que sobrecarregavam a folha salarial do clube. Robinho não jogará mais pelo Atlético, Marlone foi negociado com o Sport, o lateral Alex Silva fechou com o Goiás, Marcos Rocha vai defender as cores do Palmeiras e Rafael Moura as do rival América. O mais impactante, no entanto, foi o atacante Fred - que surpreendeu e assinou contrato com o Cruzeiro.

Fred deixou o Galo pra assinar com o CruzeiroFred deixou o Galo pra assinar com o Cruzeiro

Para suprir a saída de Fred e Robinho, a direção apostou na experiência de Ricardo Oliveira, dos atacantes Erik e Roger Guedes, vindos do Palmeiras, o volante Arouca e do lateral Samuel Xavier. Ainda está em negociação o volante Walace (ex-Grêmio), mas o Hamburgo está fazendo jogo duro para liberar o jogador por empréstimo; os alemães só aceitam vender Walace em definitivo.

Em compensação, trouxe o atacante Ricardo OliveiraEm compensação, trouxe o atacante Ricardo Oliveira

O Galo tem o torneio de pré-temporada na Floripa para disputar nos próximos dias, mas enviou para lá apenas jogadores que são considerados reservas, a equipe vai treinar os titulares no Brasil mesmo.

A estreia no Florida Cup será no dia 11, contra o Rangers da Escócia. Já no Mineirão, a estreia será no dia 18/01 contra o Boa Esporte.

Cruzeiro

Se tem um clube no Brasil que está se reforçando para a temporada é o Cruzeiro. A continuidade do trabalho de Mano Menezes se dará por contratações pontuais. As saídas do plantel não envolvem nomes de grande peso. Tem a saída do atacante Joel, o lateral Mena, o também lateral Bryan, o Zagueiro Douglas Grolli, os meias Alex, Alisson e Élber. Talvez a saída mais sentida será do lateral Diogo Barbosa - que foi defender o Palmeiras.

Um dos destaques do ano, Diego Barbosa foi para o PalmeirasUm dos destaques do ano, Diego Barbosa foi para o Palmeiras

Em contrapartida, chegaram David, atacante ex-Vitória, o volante Bruno Silva (ex-Botafogo), o lateral Marcelo Hermes, o ex-Grêmio Edilson, Fred (ex-Galo) e o também lateral Egídio.

Destaque pelo Grêmio, Edilson vai vestir a camisa do CruzeiroDestaque pelo Grêmio, Edilson vai vestir a camisa do Cruzeiro

O Cruzeiro ainda está negociando com Rithely (do Sport), Mancuello (Flamengo) e Zé Rafael (Bahia).

A estreia no Campeonato Mineiro será no dia 17/01 contra o Tupi.

América Mineiro

O atual campeão da Série B tenta se reforçar para o grande desafio do ano: permanecer na Série A. Para isso, o Coelho contratou o zagueiro Matheus Ferraz, o volante Matheus Sales os atacantes Capixaba, Rafael Moura e Aylon, e o lateral Carlinhos.

Rafael Moura será o centroavante do Coelho em 2018Rafael Moura será o centroavante do Coelho em 2018

Em contrapartida, o plantel teve uma redução considerável; foram pelo menos 14 jogadores negociados ou dispensados. Entre as negociações de saída está o atacante Edno.

Edno deixou o clubeEdno deixou o clube

A estreia do América no Campeonato Mineiro será no dia 17/01 contra a Patrocinense.

Quem será o Campeão Mineiro de 2018? Deixe o seu comentário.

Comentários