É hoje! Sim senhores e senhoras; é nesta quarta-feira que Caxias e Grêmio iniciam a decisão do Campeonato Gaúcho 2020, a partir das 21h30, no estádio Centenário - com o duelo de ida pelas finais do estadual. O duelo de volta do Gauchão está marcado para ocorrer no próximo domingo, às 16h, em Porto Alegre, na Arena do Grêmio.

Enquanto o Caxias chega a essa decisão como campeão do primeiro turno - ainda resolvido antes da paralisação do futebol por conta do novo Coronavírus, em uma vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio (rival desta noite), o Tricolor Gaúcho por sua vez conquistou o segundo turno ao derrotar o Internacional por 2 a 0 na Arena.

A grande diferença entre Caxias e Grêmio, é que o time da serra está sem atuar há mais de um mês - enquanto aguardo o início da Série D, mas obviamente que vem realizando coletivos e se preparando tanto para essa decisão estadual, quando para o início da disputa nacional. Por outro lado, o time da capital está em ampla atividade, com a disputa do Brasileirão.

Possíveis escalações

Caxias

Caxias campeão do primeiro turno - imagem: arquivo
Caxias - campeão do primeiro turno - imagem: arquivo

Como já destacamos, o Caxias mesmo sem atuar a um mês não poderá contar com três jogadores para a final do Campeonato Gaúcho - o centroavante Silva, que voltou para o Grêmio, o meia Jean Carlos, que retornou para o Goiás e Tilica, que fora vendido para o futebol grego. No entanto, duas caras novas chegaram: os atacantes Claudinho e Marcelo Campanholo. Com isso, o técnico Rafael Lacerda deverá mandar a campo logo mais a noite no Centenário o seguinte time dos donos da casa: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Yuri, Diogo Oliveira e Carlos Alberto; Bruninho e Juninho Potiguar (Vinicius Baiano).

Grêmio

Grêmio - campeão do segundo turno - imagem: arquivo
Grêmio - campeão do segundo turno - imagem: arquivo

O Grêmio que chega a Caxias do Sul para defender o título estadual, terá desfalque tanto na defesa, como também no ataque. O técnico Renato Portaluppi com isso faz um certo mistério quanto ao time do Grêmio que irá a campo, uma vez que não poderá contar para o primeiro duelo da final do Gauchão com o lateral Orejuela, com o zagueiro Kannemann e com Diego Souza no ataque. Desta forma Renato deverá levar o seguinte time do Tricolor Gaúcho a campo: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre, Alisson e Pepê; Isaque.

Onde assistir

Grêmio x Caxias
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário - Caxias do Sul
Transmissão: RBS TV (canal aberto) / Premier (pay-per-view)
Competição: Gauchão 2020 (jogo de ida da final)