Ainda não! Depois de mais uma reunião entre a dupla Gre-Nal, prefeito de Porto Alegre e Federação Gaúcha de Futebol, a retomada das partidas na capital gaúcha segue indefinida.

Utilizando uma de suas redes sociais, Nelson Marchezan Jr. - prefeito de Porto Alegre escreveu dizendo que o assunto ainda estava sendo analisado e que um novo encontro nesta sexta-feira seria decisivo para definir a volta ou não do futebol na capital de todos os gaúchos.

Com isso, as datas e locais das semifinais do Campeonato Gaúcho seguem indefinidos, onde no próximo domingo, Inter e Grêmio enfrentam Esportivo e Novo Hamburgo, respectivamente.

Para mostrar sua preocupação com a atual situação sanitária em Porto Alegre e assim demonstrar que suas decisões estão corretas quanto à proibição do futebol na cidade, Marchezan citou os números e a preocupação quanto aos leitos de UTI ocupados até aqui, afirmando que o momento ainda é de cautela.

Campeonato Gaúcho 2020
Campeonato Gaúcho 2020

"Mostrei a eles a minha preocupação com o aumento na ocupação dos leitos de UTI em 150% nos últimos dias. Quase 45% de todos os leitos da cidade estão ocupados por pacientes com COVID-19. Concordamos que o momento é de cautela e de respeito com empresários e profissionais. Não temos dúvida de que os clubes terão todos os cuidados com a saúde de seus jogadores e envolvidos nesses jogos. Nosso receio é que a liberação dos jogos passe uma falsa impressão à população de relaxamento quanto às medidas de segurança para com a pandemia", declarou o prefeito de Porto Alegre.

Rivais eternos, Grêmio e Inter buscam juntos a liberação de seus estádios para a realização dos jogos finais do Gauchão e também para a estreia no Brasileirão 2020, que se inicia no próximo dia 08 de agosto.

Se não conseguirem convencer as autoridades públicas a liberarem a Arena e o Beira-Rio, Grêmio e Inter ainda possuem algumas alternativas, como por exemplo, seguir mandando seus jogos nos CTs da base, no entanto, esses não contam com tanta infraestrutura, principalmente relacionadas a iluminação artificial, desta forma os jogos das semifinais e finais do segundo turno do Gauchão deverão ocorrer no período do dia e não a noite.