Está liberado! Sim, a pressão dos clubes gaúchos sobre o governo do Rio Grande do Sul parece que surtiu efeito, tanto que na noite desta última quinta-feira, em reunião com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol - Luciano Hocsman, Eduardo Leite - Governador do Estado, liberou a volta dos treinos coletivos para a próxima segunda-feira e de quebra, a volta do Campeonato Gaúcho para o dia 23 de julho.

Com protocolo montado pela FGF impresso e em mãos, Hocsman chegou ao Palácio Piratini por volta das 17h20 (reunião estava marcada para as 15h30) com uma bola de futebol para presentear o governador. Vale lembrar que a FGF já havia entregue as diretrizes deste protocolo ao mandatário gaúcho em junho, onde então o retorno do Gauchão ainda estava marcado para ocorrer no dia 19 deste mês, mas que por fim ficou inviável.

Como já destacamos acima, Eduardo Leite liberou os treinos coletivos, no entanto, esses ainda dependerão das autoridades municipais, onde o governador em sua live destacou que a liberação dessas atividades e também o retorno do Campeonato Gaúcho, represente a volta à normalidade. Nesta mesma ele ainda pediu que os torcedores de futebol com o retorno do estadual, não se aglomerem em bares e em casas de amigos para assistir as partidas - algo que não é liberado neste momento, onde ainda enfrentamos um alto índice de contaminação por conta do novo Coronavírus.

Encontro entre governo estadual e FGF - imagem: arquivo
Encontro entre Governo Estadual e FGF - imagem: arquivo

Também salientamos que antes do governo do Rio Grande do Sul liberar a volta às atividades - como treinos coletivos e o campeonato em si, o mesmo consultou o secretário-geral da CBF - Walter Feldman para saber maiores detalhes sobre o começo do Campeonato Brasileiro, que está marcado para ocorrer no dia 09 de agosto (Série A).

O Campeonato Gaúcho está interrompido desde o dia 15 de março - após o complemento da 3ª rodada do returno. Com isso, o Gauchão voltará justamente com uma rodada quente, onde teremos pelo menos quatro clássicos regionais, entre eles o clássico Grenal; além desse, os clássicos Ca-Ju, Bra-Pel e o clássico do Vale - entre Novo Hamburgo e Aimoré.

Para finalizar essa fase, restam ainda três rodadas, mais as semifinais e final. Para o Campeonato Gaúcho ser realmente finalizado, o Caxias - campeão do primeiro turno, terá que conquistar o returno da mesma forma, assim evitaria a partida final para decidir o Campeão de 2020.

Que a bola role nos gramados do Rio Grande do Sul e que o futebol possa novamente trazer um pouco de alegrias a esse povo tão sofrido nos últimos meses! Sempre preservando vidas e tomando todos os cuidados necessários para evitar a ploriferação da COVID-19; claro!