Treta a vista no que tange a volta do Campeonato Gaúcho para dentro dos gramados - se é que irá retornar! De acordo com as últimas informações, o governo do Rio Grande do Sul estuda adiar a volta do Gauchão de julho para agosto, mas definirá isso após encontro com a Federação Gaúcha de Futebol, nesta quinta-feira.

Em entrevista ao site "globoesporte.com", o secretário de esportes do estado - Francisco Vargas declarou que pode ser possível o governador adiar a volta das competições para agosto, mas deixa claro que isso será uma decisão tomada em conjunto com a FGF.

"Não posso responder pela Federação Gaúcha de Futebol. Nos foi colocado os dias 15 e 19 de julho. Posteriormente, ficou meio que certo o dia 19. Com essas questões negativas que se apresentam no momento, possa sim ser retardada um pouco mais o início das atividades esportivas e o futebol em particular. Considerando que retornar uma bandeira da maior periculosidade para uma menor é de duas semanas, acho que o tempo de se pensar o retorno seria de duas semanas após o dia 19 de julho", frisou o secretário.

Imagem do último encontro entre as partes interessadas na volta do Gauchão aos gramados
Imagem do último encontro entre o governo estadual e dirigentes da FGF - imagem; arquivo/globoesporte.com

A negativa por parte do secretário estadual tem haver com a última divulgação das regras de distanciamento controlado - realizado pelo governador Eduardo Leite, no último final de semana, onde o mesmo colocou a região de Caxias do Sul como de alto risco para a contaminação do COVID-19.

Com isso, a dupla "Caju" está suspensa de suas atividades. Assim como também o Esportivo, de Bento Gonçalves e segundo o secretário aqui citado, o recuo desta bandeira para a cor laranja deverá ocorrer dentro de duas semanas após a última classificação.

Atualmente apenas Inter, Grêmio, São José e Ypiranga estão liberados para as atividades físicas. Com isso oito clubes estão paralisados. Lembrando que o Campeonato Gaúcho está suspenso desde o dia 16 de março e por hora a sua volta para julho pode estar em "xeque".

A FGF irá se reunir novamente com o governo estadual nesta quinta-feira para tentar convencê-lo de que há segurança para retornar com o Campeonato Gaúcho no próximo mês; veremos!