Com a nova atualização das regras do distanciamento controlado divulgado pelo governo do estado neste último final de semana, que impôs restrições mais rígidas a quatro regiões, entre essas, a Serra Gaúcha e que passa a vigorar a partir desta segunda-feira, o início previsto para a retomada do Gauchão está ameaçado.

Previsto até a última sexta-feira para voltar aos gramados a partir do dia 15 de julho - aqui falando do campeonato estadual - Série A, a Federação Gaúcha de Futebol irá se reunir com o governo do estado nesta semana para tratar dos protocolos e previsões de volta do futebol. Já com a proposta sugerida pelas partes aos clubes e aprovada por esses; as novas regras colocam em "xeque" a previsão de reinício do Gauchão 2020.

A tendência é de que uma nova data seja estipulada nesta reunião que irá ocorrer entre o governador do estado - Eduardo Leite e o presidente da FGF - Luciano Hocsman, na próxima quinta-feira, no Palácio do Governo - na capital gaúcha.

Imagens do último encontro entre Govenro do Estado e FGF, em Porto Alegre - imagem: arquivo
Imagens do último encontro entre Govenro do Estado e FGF, em Porto Alegre - imagem: arquivo

De acordo com as últimas informações publicadas pelo site "globoesporte.com", os 12 clubes participantes do Campeonato Estadual receberam as novas medidas com um misto de pessimismo e indignação. Muitos dos presidentes destes clubes utilizaram um grupo criado no WhatsApp para discutir o retorno do estadual para manifestar revolta com a postura do governador.

Lembrando que a nova atualização do decreto de distanciamento social controlado coloca Caxias do Sul com bandeira vermelha, ou seja, de alto risco de contaminação para a COVID-19 e com baixa capacidade do sistema de saúde, assim, determina o fechamento do comércio e proíbe atividades em clubes esportivos - clubes esses, como Caxias e Juventude que havia recentemente retornado as suas atividades e com as novas medidas voltaram a suspender suas programações pelas próximas duas semanas - período esse até ocorrer nova alteração nos critérios do Governo.

No entanto, a nova norma estadual para o distanciamento social controlado também afeta o plano da FGF quanto ao número de sedes para o retorno do Gauchão, uma vez que a Serra é uma das regiões cotadas para receber os jogos (Caxias do Sul), além de Porto Alegre e Pelotas.

O campeonato estadual está paralisado desde a metade de março e segue desta forma até hoje, uma vez que não tem data marcada para ser retomado com as novas regras dos órgãos públicos competentes.