Assim como já havíamos declarado por aqui mesmo que a FGF apresentara uma proposta para a retomada do futebol em nosso estado, essa mesma foi aprovada pelos 12 clubes participantes do Gauchão 2020 nesta última quarta-feira, em reunião.

Depois da realização de nova reunião entre a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes participantes do estadual deste ano, os mesmos aprovaram a proposta apresentada pela entidade para a retomada do campeonato entre meados de julho e início de agosto - com portões fechados nesta primeira medida.

Assim, desta forma, o Gauchão 2020 deverá ser encerrado dentro de campo, no entanto, o mesmo não contará com o "rebaixamento" para a Divisão de Acesso, ficando acordado que na edição de 2021 quatro clubes serão rebaixados. Ainda nesta videoconferência, também ficou decidido que os clubes poderão inscrever novos atletas para a retomada do futebol no estado.

A bola voltará a rolar nos gramados do RS em julho
A bola voltará a rolar nos gramados do Rio Grande do Sul em julho

A FGF apresentou aos clubes um protocolo a ser seguido; com testagem periódica para a "COVID-19" de jogadores e demais profissionais e também a limitação de pessoas dentro dos estádios quando o futebol tiver a sua volta aos gramados.

Com a aprovação de todas as pautas, o documento agora será enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportes para ser validado.

A retomada do Campeonato Gaúcho ainda seguirá os critérios estabelecidos pelo decreto de distanciamento social controlado pelo Governo do Rio Grande do Sul - que é atualizado semanalmente e de demais autoridades de saúde.

Vale lembrar que o estadual foi paralisado no dia 16 de março restando três rodadas a serem disputada pelo returno - além claro, dos jogos da semifinal e final desta fase. Lembrando sempre que se o Caxias conquistar o returno, assim como já fez na primeira fase, será decretado como o Campeão Gaúcho de 2020, caso contrário, se outro time conquistar o segundo turno do Gauchão, o mesmo será decidido em final única entre essas duas equipes.

Assim que o futebol gaúcho voltar, para a quarta rodada do returno, o mesmo retornará com fortes emoções, uma vez que a rodada será repleta de clássicos, como o clássico Grenal, Bra-Pel e Ca-Ju.